NOTÍCIA
Gratuito, evento do CurtaENEM acontece em 7 de agosto no Festival Curta! Documentários, na cidade do Rio de Janeiro — também com transmissão online para todo o Brasil. Iniciativa insere o audiovisual como ferramenta pedagógica para estudantes e professores(as)
A sala de aula vai virar cinema em 7 de agosto, no Estação NET Rio, em Botafogo (RJ). Isso porque o projeto CurtaENEM promove uma jornada formativa especial e gratuita dentro do 3º Festival Curta! Documentário, com sessões para estudantes do Ensino Médio, educadores(as) e participantes de cursinhos populares e comunitários. Também terá transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo canal do CurtaEdu no YouTube.
O evento será dividido em três turnos: pela manhã, estudantes assistem a trechos de documentários que ajudam a construir repertório para a redação e para as áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza.
À tarde, uma oficina formativa apoiará professores(as) na criação de projetos pedagógicos com filmes e apresentará o concurso nacional “Procura-se Professor Autor”, que reconhece experiências bem-sucedidas com o CurtaENEM em sala de aula, além de uma mesa de debate sobre audiovisual na educação e circulação de filmes nas escolas.
A oficina para docentes contará com a participação do filósofo e educador Renato Noguera (Imagem: divulgação)
A proposta dessa jornada no festival é simples e transformadora: utilizar o documentário como ferramenta pedagógica e, assim, promover conexões reais entre o que se estuda e o que se vive — estimulando o pensamento crítico, enriquecendo o repertório escolar e preparando os estudantes para os desafios do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A partir de obras brasileiras contemporâneas, temas como meio ambiente, identidade, soberania, tecnologia, racismo, desigualdade e direitos sociais ganham corpo e contexto.
“Quando o audiovisual brasileiro entra na escola, ele não é apenas ilustração — é provocação. Ele desperta perguntas, desafia certezas e conecta o currículo à realidade. E o que está em jogo vai muito além do tema da prova: é a formação de jovens com pensamento crítico, conscientes e protagonistas do seu tempo”, destaca Vanessa de Araújo Souza, Produtora Executiva e co-idealizadora do CurtaENEM.
O destaque da oficina para docentes será a participação do filósofo e educador Renato Noguera, que apresentará trechos de filmes do catálogo CurtaENEM e discutirá estratégias para trabalhar afetividade, ética, filosofia, história e relações raciais de forma interdisciplinar a partir do audiovisual.
O dia termina com um debate sobre políticas públicas para o uso do audiovisual na educação, discutindo temas como o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), as plataformas de conteúdo, o licenciamento de obras brasileiras e o papel do Estado na difusão de acervos educativos e culturais nas escolas.
“Nosso foco é apoiar o professor e a professora com conteúdos de qualidade e metodologias possíveis. O que mostraremos nesse evento é que os filmes, quando mediados pedagogicamente, podem ser recursos potentes para mobilizar reflexões e debates sobre grandes questões da sociedade contemporânea”, afirma Katia Souza, Coordenadora Pedagógica do CurtaENEM.
Os filmes exibidos estão disponíveis gratuitamente também na plataforma www.curtaenem.org.br. Tanto o CurtaENEM quanto o Festival Curta! Documentários são patrocinados pela Claro, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sessão voltada a estudantes do ensino médio e de cursinhos populares que buscam se preparar para o exame. Com mediação de professores, serão exibidos trechos de documentários que fortalecem a compreensão dos temas mais cobrados nas provas — especialmente na redação e nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza.
Em 2024, muitos estudantes relataram melhora no desempenho após assistirem aos conteúdos do CurtaENEM, ampliando seus repertórios socioculturais e obtendo bons resultados na redação. Os melhores resultados deste ano também serão reconhecidos: o projeto premiará com notebooks os usuários cadastrados com maior aproveitamento.
Sessão formativa voltada a gestores(as) e professores(as) de escolas de ensino médio e cursinhos pré-vestibular de todo o país. O foco é apoiar a docência na criação de seu próprio projeto pedagógico com filmes do CurtaENEM. A atividade compartilha experiências reais de uso do audiovisual em sala de aula e mostra como os filmes podem engajar os estudantes e aproximar os conteúdos da vida cotidiana. A oficina contará com a participação do filósofo e educador Renato Noguera (detalhes a cima).
Durante a oficina, também será apresentado o concurso nacional “Procura-se Professor Autor”, que em 2025 está com inscrições abertas em duas categorias: relatos em vídeo (publicados no Instagram), com prêmios mensais como Pix, vales-livros e ingressos de cinema; e relatos escritos (avaliados pedagogicamente), premiados com notebooks. Mais do que reconhecer boas práticas, o concurso visa formar uma rede colaborativa de educadores que utilizam o CurtaENEM como instrumento pedagógico em escolas, cursinhos e projetos sociais.
Alguns dos filmes que serão debatidos durante a oficina:
O debate reunirá representantes da cultura, da educação, do legislativo, de redes de ensino e do setor editorial para discutir caminhos para a circulação de conteúdos audiovisuais educativos e culturais.
Entre os temas em pauta estão o exemplo do PNLD, os critérios de curadoria, as plataformas de conteúdo e os desafios para garantir acesso plural, contínuo e qualificado a acervos nas escolas brasileiras — pautando, nesse processo, também o papel do Estado.
Participantes confirmados:
Letícia Couto (Instituto Claro), Roseday Nascimento (SEEDUC-RJ), Carlos Seabra (Oficina Digital) e os realizadores audiovisuais Fernando Sousa e Gabriel Barbosa.
O 3º Festival Curta! Documentários apresenta mais de 150 obras nacionais e distribui até R$ 170 mil em prêmios, reafirmando seu compromisso com a difusão do audiovisual independente e o incentivo a produções que investigam a cultura brasileira em suas múltiplas dimensões — da arte e do pensamento à história política, às questões sociais, ambientais e identitárias.
Já o CurtaENEM é uma plataforma gratuita com mais de 400 filmes e séries especialmente selecionados para o Ensino Médio. Os conteúdos são organizados por áreas do conhecimento, temas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e assuntos recorrentes no ENEM — exame que avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e funciona como principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
Além do acervo, a plataforma do CurtaENEM oferece planos de aula, concursos, prêmios e formações para apoiar o uso do audiovisual como ferramenta pedagógica.
O que: 3º Festival Curta! Documentários
Local: Estação NET Rio — Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo (RJ)
Data: 7 de agosto de 2025
Entrada gratuita, sujeita a lotação
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras: youtube.com/@curtaedu
Versão legendada: disponível após o evento
Plataforma CurtaENEM: www.curtaenem.org.br
Concurso para professores: www.curtaenem.org.br/professorautorcurtaenem
Realização: CurtaEducação
Coordenação institucional: Instituto Tamanduá Synapse Cultural (OSCIP)
Patrocínio: Claro, via Lei Federal de Incentivo à Cultura
Apoio: Canal Curta!
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——
CurtaEducação: streaming inova ensino com cultura e tecnologia