NOTÍCIA

Políticas Públicas

Autor

Redação revista Educação

Publicado em 30/04/2025

Governador do ES destaca educação em tempo integral e tecnologia nas escolas

Segundo Renato Casagrande, há um repasse de R$ 3.000 ano/aluno para que municípios possam avançar no modelo; na tecnologia, há o programa Escola do Futuro

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, esteve presente na Bett Brasil na terça-feira, 29, a convite de Ulisses Cardinot, fundador da International School. À revista Educação, ele falou sobre a educação do estado, destacando pontos como educação em tempo integral e investimento em tecnologia.

O Espírito Santo tem alcançado bons resultados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). No ensino médio, o estado tem a segunda melhor colocação do Brasil, com uma nota de 4,8. Nos anos iniciais, o ES atingiu 6,3 pontos, e, nos anos finais, 5,3. Em ambos os casos, ocupa a 5ª posição no ranking nacional. Os números dizem respeito ao Ideb 2023.

educação em tempo integral

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Educação em tempo integral

Um ponto destacado por Casagrande é a educação em tempo integral. “Já chegamos a 60% das escolas com educação em tempo integral e continuamos a financiar os municípios para isso”, afirma. De acordo com o governador, há um repasse de R$ 3.000 ano/aluno para que o município possa avançar nesse modelo.

——————–

Leia também

Inteligência artificial: equilíbrio e uso crítico são fundamentais

Novo livro de Raquel Alves aborda literatura infantil como espaço de fortalecimento emocional

——————–

Em relação à tecnologia, o ES conta com um programa chamado Escola do Futuro. Instituído em 2023, segundo informações do site da Secretaria de Educação do Espírito Santo, o objetivo é “fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas”. O programa busca promover a cultura digital nas escolas do estado, e há o oferecimento de uma certificação às escolas que observem seus quatro eixos (pedagógico, formativo, digital e de infraestrutura).

“Nós temos 45 escolas que migraram para um programa nosso chamado Escola do Futuro, que é um ambiente totalmente digital, de tecnologia, com parceria com as empresas privadas, para que elas possam estar dentro da escola, também trabalhando com os estudantes”, afirma o governador.

——

Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

——

Veja entrevista com Raquel Alves, filha de Rubem Alves


Leia Políticas Públicas

Após escuta do MEC com 2,3 milhões de alunos, país ganhará primeira...

+ Mais Informações

Concluir a EJA aumenta a formalização no trabalho e melhora renda dos...

+ Mais Informações

O Brasil precisa, com urgência, educar para a democracia

+ Mais Informações

Educação brasileira nos últimos 30 anos: entre conquistas e tropeços

+ Mais Informações

Mapa do Site