NOTÍCIA
Segundo Renato Casagrande, há um repasse de R$ 3.000 ano/aluno para que municípios possam avançar no modelo; na tecnologia, há o programa Escola do Futuro
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, esteve presente na Bett Brasil na terça-feira, 29, a convite de Ulisses Cardinot, fundador da International School. À revista Educação, ele falou sobre a educação do estado, destacando pontos como educação em tempo integral e investimento em tecnologia.
O Espírito Santo tem alcançado bons resultados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). No ensino médio, o estado tem a segunda melhor colocação do Brasil, com uma nota de 4,8. Nos anos iniciais, o ES atingiu 6,3 pontos, e, nos anos finais, 5,3. Em ambos os casos, ocupa a 5ª posição no ranking nacional. Os números dizem respeito ao Ideb 2023.
Renato Casagrande, governador do Espírito Santo (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
Um ponto destacado por Casagrande é a educação em tempo integral. “Já chegamos a 60% das escolas com educação em tempo integral e continuamos a financiar os municípios para isso”, afirma. De acordo com o governador, há um repasse de R$ 3.000 ano/aluno para que o município possa avançar nesse modelo.
——————–
Inteligência artificial: equilíbrio e uso crítico são fundamentais
Novo livro de Raquel Alves aborda literatura infantil como espaço de fortalecimento emocional
——————–
Em relação à tecnologia, o ES conta com um programa chamado Escola do Futuro. Instituído em 2023, segundo informações do site da Secretaria de Educação do Espírito Santo, o objetivo é “fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas”. O programa busca promover a cultura digital nas escolas do estado, e há o oferecimento de uma certificação às escolas que observem seus quatro eixos (pedagógico, formativo, digital e de infraestrutura).
“Nós temos 45 escolas que migraram para um programa nosso chamado Escola do Futuro, que é um ambiente totalmente digital, de tecnologia, com parceria com as empresas privadas, para que elas possam estar dentro da escola, também trabalhando com os estudantes”, afirma o governador.
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——