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Daniel Munduruku

Professor e escritor indígena com 65 obras publicadas — recebeu duas vezes o prêmio Jabuti. É doutor em educação e pós-doutor em literatura.

Publicado em 18/04/2025

‘A gente somos’ e a compreensão do coletivo

A compreensão do coletivo é a mola mestra que compõe a filosofia e a teologia indígenas; é ela que questiona o mundo materialista ocidental

Gente verdadeira é como meu povo — e muitos outros — se define. Fique claro que não se trata de um conceito para pessoas, mas para um coletivo, um povo. Não existe uma gente verdadeira, mas, sim, um povo. O indivíduo é formado por elementos de sua cultura e, à medida que passa por rituais, vai ganhando sua ‘alma’, a condição de se chamar ‘gente verdadeira’. Quando o indivíduo se percebe parte e estabelece um pertencimento a um grupo, tem uma visão de mundo peculiar; e essa visão o coloca no coração de seu povo.

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A expressão ‘a gente somos’ tem um sentido bem profundo. Poderia ser taxada como uma falta de concordância gramatical, mas, aqui, não se trata disso. Trata-se de uma compreensão cósmica, ainda que não seja comum nossa gente ancestral definir dessa maneira. O fato é que, consciente ou não, as gentes indígenas sabem que fazem parte de um universo que os torna irmãos de todos os viventes. 

Essa compreensão é a mola mestra que compõe a filosofia e a teologia indígenas. É ela que questiona o mundo materialista ocidental, o qual confunde ser e ter, possuir e pertencer, cuidar e destruir… Enquanto as pessoas continuarem pensando como seres individuais, o mundo estará em perigo, pois pensar dessa maneira é considerar-se superior a todas as coisas e procurar controlar, dominar, comprar, consumir e destruir. Quando é que você poderá também dizer ‘a gente somos’?

coletivo

Os Huni Kuĩ também se autodenominam ‘povo verdadeiro’. Na imagem, mulheres Huni Kuĩ da comunidade São José, Rio Breu, Acre. Fronteira Brasil-Peru (Foto: Laura Rachid)

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