NOTÍCIA
Plataforma disponibiliza 2.000 filmes classificados conforme a BNCC e ferramental para coordenadores e professores unirem educação e entretenimento em todos os níveis do ensino
O CurtaEducação (www.curtaedu.org.br) funciona como um streaming para assinaturas por escolas, instituições de ensino e secretarias de educação, destacando-se por seu ferramental desenvolvido para facilitar a vida dos professores e coordenadores pedagógicos: é possível filtrar filmes, planos de aula e relatos por etapas de ensino, tópicos curriculares, competências e habilidades da BNCC.
Além disso, o serviço permite às instituições selecionar os filmes que constituirão seus catálogos exclusivos para cada nível de ensino e, aos educadores, organizar coleções de filmes em trilhas formativas personalizadas; compartilhar links de trechos específicos de filmes com alunos via WhatsApp ou e-mail; e elaborar questionários para avaliação do conhecimento dos alunos.
A iniciativa também investe na formação continuada de educadores, com encontros online sobre o uso pedagógico de filmes. Além disso, incentiva o compartilhamento de relatos dessas experiências em rede colaborativa, que permite buscas por temas curriculares, níveis de ensino e localidade. Para estimular essa troca, realiza o concurso “Procura-se professor-autor”, que premia os melhores relatos sobre a aplicação do audiovisual na educação. Os vencedores são divulgados em comunidade com mais de 62 mil educadores, valorizando os professores como autores e impulsionando a troca de experiências, o desenvolvimento profissional e a aprendizagem dos alunos.
—————————–
Formação docente como trilha de sucesso no ensino e aprendizagem
Filme ‘Ainda estou aqui’, história para estar na escola
—————————–
O impacto do CurtaEducação é evidenciado em experiências como a de São Manuel (SP), onde a plataforma atende às escolas municipais, beneficiando mais de 3.000 alunos e oferecendo capacitação para mais de 200 docentes. O prefeito Ricardo Salaro (gestão 2021-2024) destacou a importância da ferramenta: “O CurtaEdu traz inovação, conteúdos diversos e novas visões de mundo para professores e alunos. É uma ferramenta espetacular, que faz a diferença na educação das nossas crianças”.
Os pais também reconhecem o valor do CurtaEducação. Reinaldo Faccini, do Rio de Janeiro, compartilha: “Minha filha tem acesso ao CurtaEdu, e isso tem sido incrível. Adoramos assistir aos filmes juntos, especialmente à série ‘Planeta Palavra’, que contribui para o vocabulário e a alfabetização de forma divertida”.
“Planeta Palavra”, série alfabetizadora de 52 episódios, é um dos 104 conteúdos do catálogo de educação infantil edutainment do CurtaEdu
O CurtaEducação expande seu alcance com o CurtaENEM (www.curtaenem.org.br), uma iniciativa gratuita para professores e estudantes do ensino médio, patrocinada pela Claro via Lei de Incentivo à Cultura. A plataforma possui todas as funcionalidades do CurtaEducação e disponibiliza um catálogo com mais de 400 títulos organizados por temas do Enem e competências da BNCC.
Além do site, o projeto promove a formação de professores ‘Filmes que ensinam’, com encontros presenciais e online ao longo do ano. Na aula inaugural de 2025, o historiador Luiz Antônio Simas destacou que “a cultura é um elemento poderoso de construção de conexão de sentido de mundo” — ideia que resume a proposta do projeto: ampliar repertórios, aproximar os alunos da realidade e apoiar o trabalho docente com conteúdos acessíveis e relevantes. A formação de 2025 ainda contará com aulas de especialistas como Elisa Lucinda, Emílio Domingos e Silvana Bahia.
—————————–
Finlândia está em sinal de alerta com seu modelo educacional
—————————–
O concurso “Procura-se professor-autor” para o ensino médio está com inscrições abertas. Professores podem utilizar filmes do acervo em suas aulas e publicar relatos de experiência diretamente na plataforma. Os vencedores ganham visibilidade nacional e inspiram outros educadores: em 2024, foram premiados professores do RJ, MG, RS, PR, SC e RN.
Para os inscritos no Enem, o projeto oferece o ‘Pré-vestibular com filmes’, com aulões online gratuitos que relacionam questões do Enem a filmes do catálogo. Após receberem as notas do exame, os alunos da rede pública de ensino que assistiram a filmes relacionados aos temas, na plataforma, podem concorrer a prêmios. Em 2024, inúmeros estudantes participantes obtiveram nota superior a 900 na redação. Um dos destaques da primeira edição do CurtaENEM foi o fato de o projeto ter acertado o tema da redação, tendo trabalhado intensamente a questão da “valorização da herança africana no Brasil” tanto na formação de professores quanto no pré-vestibular.
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——