NOTÍCIA
Governo também divulgará uma espécie de Pé-de-meia das licenciaturas para incentivar brasileiros a serem professores
Publicado em 30/10/2024
O Brasil terá um concurso unificado para professor e professora que será por adesão das redes municipais e estaduais. O anúncio foi feito hoje, 30, pelo ministro da Educação Camilo Santana, que está no G20 da Educação, em Fortaleza, CE. Já a bolsa financeira, apelidada pelo ministro de Pé-de-meia das licenciaturas, tende a ser uma maneira de aumentar o número de brasileiros que buscam ser professores.
Possivelmente, a proposta deve abarcar futuros estudantes e os já em formação. Esses anúncios foram colocados por Camilo após pergunta da editora da revista Educação, Laura Rachid, que participou de uma coletiva de imprensa.
——
Sistema Nacional de Educação pode organizar a área pública
Anísio Teixeira é declarado patrono da escola pública brasileira
——
Incentivo à formação docente
Segundo o ministro, em novembro, o MEC e o presidente Lula anunciarão um conjunto de ações de valorização do magistério dos professores brasileiros da educação básica, no qual tanto o concurso unificado quanto o Pé-de-meia fazem parte do pacote. A proposta inicial era o anúncio ser feito em 15 de outubro, Dia do(a) Professor(a), mas por questões orçamentárias foi adiado.
“A sociedade precisa compreender a importância dos professores para o país. No Japão, professor tem assento prioritário no metrô”, disse Camilo Santana.
*A convite do Ministério da Educação e da Organização dos Estados Ibero-Americanos, a revista Educação está cobrindo o G20 da Educação, que começou ontem, 29, e se encerra hoje, 30, em Fortaleza, CE, e também o Encontro Global da Educação, da Unesco, que começa amanhã, 31, com encerramento sexta, 1º de novembro, também em Fortaleza.
——
Revista Educação: referência há 29 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——