NOTÍCIA
Em parceria com a OpenAI, nova plataforma digital chega para otimizar a rotina dos professores e aprimorar a aprendizagem dos estudantes
Publicado em 11/10/2024
Por COC | Plataforma de Educação: A parceria entre uma empresa de educação e a OpenAI traz a inteligência artificial (IA) para o dia a dia da rotina escolar, promovendo inclusão e otimizando o tempo dos docentes com tecnologia de ponta.
A presença da inteligência artificial em nosso cotidiano é cada vez mais evidente. A questão que se coloca agora é: estamos fazendo uso adequado dela? Assim como outras inovações tecnológicas, a IA pode ser uma poderosa aliada para docentes e gestores escolares, desde que utilizada com sabedoria e propósito.
A partir deste contexto, em uma iniciativa inovadora, a Arco Educação e o COC se unem à OpenAI, maior empresa de pesquisa e aplicação de inteligência artificial do mundo e desenvolvedora do ChatGPT. A Arco torna-se, assim, o primeiro grupo empresarial do segmento de educação na América Latina a compor o rol mundial de parceiros estratégicos desse poderoso hub tecnológico.
Com a parceria, o COC lançará, em 2025, uma nova plataforma digital voltada para otimizar a rotina dos professores e aprimorar a experiência de aprendizado dos alunos.
Entre os principais recursos da plataforma está o Assistente do Professor, uma ferramenta avançada que utiliza IA para apoiar educadores em diversas etapas do processo educacional. Com ela, é possível sugerir conteúdos e estratégias didáticas personalizadas, adaptando-as às necessidades de cada turma e aluno com base nas informações fornecidas pelo professor e dados de uso e desempenho das turmas. Ainda no apoio às dinâmicas de sala de aula, a ferramenta constrói planos de aula dinâmicos e com abordagens personalizadas, que consideram tanto os interesses quanto os desafios dos estudantes. Além disso, o Assistente também atua nas tarefas extraclasse, como no suporte à correção de questões discursivas, oferecendo relatórios detalhados e eficientes.
Essa gestão inteligente de conteúdo proporciona aos professores maior autonomia na elaboração de seus planejamentos e facilita a criação de cronogramas mais alinhados às demandas dos alunos, favorecendo uma interação mais fluida e sincronizada entre professores e estudantes, fator essencial para o sucesso do processo de aprendizagem. Além disso, o uso dessa ferramenta gera uma significativa economia de tempo na rotina dos educadores.
Outro aspecto promissor da plataforma é seu potencial para melhorar a experiência de crianças com deficiência ou transtornos de aprendizagem. A ferramenta permite a adaptação de questões e atividades conforme as necessidades específicas de cada aluno, mesmo que não haja um laudo formal. Isso promove uma personalização do ensino, resultando em um aprendizado mais eficaz.
——
Após quatro anos da pandemia, por que estudantes ainda não recuperaram a aprendizagem?
Vera Iaconelli: modelo de sociedade atual nos adoece
——
Para que essa adaptação ocorra, o professor ou responsável pela escola deve preencher um questionário sobre o aluno ou alimentar seu Plano Educacional Individualizado (PEI) na plataforma, com os detalhes das necessidades do estudante e as diretrizes pedagógicas relevantes. Ao adicionar uma questão e selecionar o aluno, a plataforma sugere adaptações que podem ser baixadas e ajustadas conforme necessário. Dessa forma, o professor pode focar seu tempo na análise e edição dos conteúdos, garantindo um ensino mais eficaz e adaptado à realidade de cada aluno.
Essa parceria e seus desdobramentos representam um avanço significativo na personalização do ensino e na otimização das rotinas docentes. Com ferramentas que facilitam a criação de conteúdos dinâmicos e inclusivos, os professores ganham mais tempo para focar no desenvolvimento pedagógico e no acompanhamento individualizado dos alunos. Essa inovação não apenas aprimora a experiência de aprendizagem, mas também reforça a importância de uma educação mais acessível, eficiente e adaptada às necessidades de cada estudante.
——
Revista Educação: referência há 29 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——