NOTÍCIA

Gestão

Entidade defende sistema nacional escolar que identifique crianças superdotadas

Brasil registrou 4 mil pessoas com altas habilidades. Associação Mensa orienta detecção desse público já na educação infantil e fundamental, similar ao que outros países vêm adotando

Publicado em 19/08/2024

por Redação revista Educação

Em território nacional, o país identificou recentemente 4 mil brasileiros superdotados/com altas habilidades, desse total, 1.283 (32%) são crianças e adolescentes. É o que consta no registro da Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais e representante oficial da Mensa Internacional, uma das principais organizações de alto QI (quociente de inteligência) do mundo.

Segundo mapeamento da entidade, do total de pessoas identificadas no Brasil, o estado de São Paulo lidera a lista, com 1.700 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 423 pessoas, Minas Gerais, com 322, Paraná, com 308, e Distrito Federal, com 250 pessoas.

—–

Leia também

Apenas fundamental 1 atinge a meta do Ideb 2023

Os impactos da inteligência artificial na educação

—–

A primeira criança entrou na entidade em setembro de 2006, quando tinha nove anos. Os identificados mais novos atualmente pela Mensa Brasil possuem dois e três anos de idade. Já o identificado mais velho possui, atualmente, 75 anos.

A Mensa Brasil recomenda aos governos brasileiros a adoção de um sistema nacional estruturado de avaliação da inteligência de crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental, tanto nas instituições de ensino públicas quanto nas privadas. Esta medida já é aplicada em diversos países, com resultados importantes e positivos.
 
Na visão da entidade, o modelo tende a servir de base para a ampla identificação dos chamados superinteligentes, ainda nos primeiros anos de escolarização, contribuindo para um melhor direcionamento, desenvolvimento e aproveitamento dos potenciais intelectuais no Brasil, fortalecendo a evolução destes indivíduos e beneficiando a sociedade brasileira.

superdotados

A Mensa Brasil recomenda aos governos brasileiros a adoção de um sistema nacional estruturado de avaliação da inteligência de crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental (Foto: Shutterstock)

Debate público para o desenvolvimento

Nos últimos seis meses, o crescimento foi de cerca de 1.000 novos identificados. O esforço da Associação Mensa Brasil vem acompanhado da ampliação da capacidade de atendimento e de investimento em inteligência artificial. 

Com o intuito de ampliar a descoberta de pessoas com superdotação/altas habilidades, a entidade tem realizado periodicamente rodadas de testes em diversas cidades brasileiras. Houve também a criação da Fundação Mensa Brasil, com o propósito de expandir o debate público sobre o papel e os potenciais de desenvolvimento do país a partir de mais iniciativas destinadas aos indivíduos com superdotação/altas habilidades.

—–

Leia também

O estado emocional da sociedade

Por uma educação emancipadora

—–

“Identificar pessoas com inteligência alta é ferramenta fundamental para ajudar o Brasil a desenvolver políticas públicas de superdotação e altas habilidades, que hoje não alcançam a população a ser atendida. Se até 11% da população é superdotada e menos de 27 mil têm atendimento na educação escolar, por exemplo, significa que o Brasil falha em identificá-los”, alerta o presidente da Associação Mensa Brasil, Carlos Eduardo Fonseca.

Carlos Eduardo completa que Portugal, por exemplo, possui apenas 10 milhões de habitantes, mas 60 mil superdotados identificados: “O Brasil pode e deve melhorar sua identificação de superdotados para aperfeiçoar políticas públicas para este público tão carente de direitos”

—–

Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

—–

Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Redação revista Educação


Leia Gestão

Captura de tela 2024-11-19 145531

Quatro matérias sobre educação antirracista e equidade racial

+ Mais Informações
Captura de tela 2024-11-18 091819

Privatização da escola pública: as experiências de Minas e Paraná

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-11-14 at 15.04.39

O papel da escola no educar para a democracia e cidadania

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-11-12 at 16.00.22

Anuário da Educação Básica retorna com a missão de jogar luz no...

+ Mais Informações

Mapa do Site