NOTÍCIA
O tema é destaque do Grande Encontro da Educação, que acontece em 25 e 26 de setembro, em SP. Referências da área estarão presentes
A chegada da energia elétrica foi uma revolução em todos os campos. O nível de impacto da inteligência artificial (IA) e sua rapidez em adentrar os setores serão — ou já vêm sendo — semelhantes. É assim que Alexandre Sayad busca alertar formuladores de políticas públicas, educadores e educadoras para a importância da IA em todos os setores, inclusive, o educacional.
Consultador da Unesco em educação midiática e mestre em IA e ética, Alexandre Sayad estará no Grande Encontro da Educação (GEE), evento da revista Educação que acontece em 25 e 26 de setembro, na cidade de SP. Além de Sayad, o painel Reproduzir a mente humana — os impactos da IA na educação contará com a presença de uma das principais referências no assunto, Dora Kaufman, pós-doutora, professora e pesquisadora em impactos éticos e sociais da inteligência artificial.
Sobre como colocar a IA em discussão na escola, em uma de suas colunas para a revista Educação, Alexandre Sayad orienta que “o exercício pode se iniciar com uma pergunta simples, como toda pesquisa científica que se preze: como funciona a inteligência artificial? O princípio do algoritmo é a base de tudo. Ao coletar uma monstruosa quantidade de dados e reconhecer padrões — a IA generativa (como o ChatGPT) gera um produto final (texto, imagem, voz) com bases estatísticas dessa amostragem. Trata-se de um processo recursivo e em camadas, ou seja, o ciclo se refina e a máquina ‘aprende’ por meio de ‘feedbacks’. Tudo que se fala sobre algoritmo, para além disso, é especulação ou misticismo.
A descoberta pode levar o grupo a questionar: o produto criado pelo algoritmo, que compila milhares de resultados, pode ser considerado original? Torna-se então impossível se furtar a questionar o que define originalidade”. Leia a coluna completa.
O GEE será das 8h às 17h e conta com certificado de participação da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, da USP de Ribeirão Preto. Será na Av. da Liberdade, 928, Liberdade, São Paulo, SP (próximo ao metrô São Joaquim).
Os ingressos estão no segundo lote. Ingresso para um dia está na faixa de R$ 290,00. Já o passaporte para os dois dias sai por cerca de R$ 420,00. Os valores incluem welcome coffee, almoço e coffee break.
—–
Grande Encontro da Educação terá Carlos Nobre, Vera Iaconelli e Paulo Fochi
Inteligência artificial e o jogo geopolítico
—–
Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica