NOTÍCIA

Por FTD

O papel da escola para um planeta harmônico

Instituição do agreste pernambucano investe em atividades práticas para o estudante desenvolver habilidades para a sua vida pessoal e social

Por meio de projetos é possível criar uma conexão que forme os estudantes para serem maduros e autênticos. É o que explica Maria do Carmo Ferreira da Costa, também chamada de irmã Karla, gestora do Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença (CMA), localizado em Garanhuns, agreste pernambucano a pouco mais de 200 quilômetros de Recife. 

“Esses projetos impactam positivamente na vida dos estudantes porque eles saem do conteúdo de uma forma mais subjetiva para ir para o prático. E aí eles percebem concretamente de que forma e como podem contribuir para que possamos ter um mundo melhor, um planeta revitalizado, um planeta com mais harmonia, onde todos possam viver com uma qualidade de vida mais significativa”, afirma. 

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O ensino religioso também está presente no CMA da educação infantil até o ensino médio, promovendo encontros de crisma e catequese e também diversas atividades religiosas de acordo com o ano litúrgico. Para a irmã Karla, a disciplina também ajuda o aluno a ter uma formação sólida e integral, promovendo o desenvolvimento de pessoas mais empáticas, solidárias, humanas e fraternas.  

Família e escola  

Dentro do colégio, o projeto Fantástica Fábrica de Natal, espetáculo que acontece de dois em dois anos e conta a história do menino Jesus, é um exemplo de atividade que reúne não só os alunos, mas também profissionais da escola e famílias. O musical aproxima os estudantes da proposta religiosa trabalhada na escola.  

Fábrica de Natal

O espetáculo de Natal é mais um momento da presença do ensino religioso para toda a comunidade (Foto: Divulgação)

Já no projeto Mini Chef, os alunos levam uma receita para casa e junto com a família preparam um prato. Depois, os estudantes partilham não só a receita com os colegas, mas também explicam mais da experiência de confecção dos pratos. No projeto de leitura, os estudantes escolhem um livro junto ao professor, e levam o material e algumas perguntas para lerem e responderem com os pais. 

No FESTVOC, o festival das vocações envolve todas as turmas e até as famílias durante o ano letivo. No final do ano, durante o aniversário do colégio, os estudantes fazem uma arrecadação de alimentos e entregam para diversas comunidades. Em 2021, o colégio arrecadou uma tonelada de alimentos, revela a gestora. 

Festvoc

FESTVOC envolve todas as turmas e famílias
(Foto: Divulgação)

Para trabalhar o olhar para a sustentabilidade, além de realizar atividades na fazendinha e na horta que existem no espaço da instituição, o colégio também criou o projeto ‘Meu mundo: um olhar sustentável para uma melhor qualidade de vida’, onde todas as turmas trabalharam subtemas como alimentação, consumo de água de forma sustentável, boa convivência, pobreza e energia renovável. O infantil 3 também fez uma visita a uma central de reciclagem para entender o processamento do lixo.   

Transformações no agora 

Para potencializar as habilidades e competências dos estudantes em todas as suas etapas de ensino, o colégio também utiliza avaliações de aprendizagem. Essas acontecem de forma sistêmica e contínuas por meio de seminários, portfólios e há participação dos alunos em outras atividades escritas propostas pelos professores.    

escola

Irmã Karla (detalhe amarelo na blusa) durante atividade de sustentabilidade do projeto Meu Mundo (Foto: Divulgação)

“Esse processo tem a importância de verificar o desenvolvimento da aprendizagem do estudante, na perspectiva de manter a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos”, acrescenta a gestora do colégio pernambucano. 

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Preparar a escola para o futuro também é essencial para formar os alunos. A irmã Karla acredita que o futuro da educação será desafiador, mas que existirão novos suportes pedagógicos e técnicas que certamente irão contribuir de forma significativa para a integração e socialização da comunidade escolar. “Enxergo esse futuro acontecendo agora. Penso que o papel da gestão é buscar novos métodos de ensino que sejam adequados ao contexto dos estudantes, assim como ofertar mais agilidade nos processos burocráticos escolar”, finaliza a gestora. 

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Série Futuro da escola | Apresentado por FTD Educação


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