NOTÍCIA
Este artigo não é uma receita, não é feito para ser seguido como um passo a passo, e sim para propor uma reflexão sobre o cotidiano da sua escola
Publicado em 07/05/2024
Por Andrezza Amorelli*: Durante esta leitura, te faço um convite: lembre-se da sua história com a educação. Pense naquele primeiro dia de aula. No agradecimento em uma noite de formatura. Aquele estudante que volta para contar como tem sido a sua vida depois que partiu… dos ombros amigos, dos momentos difíceis e da vontade de desistir, que sempre acaba sendo vencida pela certeza do propósito — tudo isso está relacionado a uma escola admirável.
—–
Leia também
Para ser admirada, gestão escolar precisa ter visão sistêmica
José Pacheco: burocratas da educação limitam a autonomia da escola
—–
Caminhando por escolas em diversos tempos e espaços percebo que a maioria começa com um sonho que vira realidade. Então pense comigo: como transformar esse sonho em uma escola admirável?
Uma reflexão para pensar sobre cada colaborador. Na rotina. Um momento para validar a sua equipe, mostrar para seus estudantes e evidenciar para famílias e colaboradores o quanto vocês são admiráveis.
======
Participe do evento Escolas Mais Admiradas em 19 de junho, capital paulista. Clique aqui.
======
Nosso processo começa com uma definição clara da missão e da visão da escola, destacando os valores fundamentais, objetivos educacionais e a direção estratégica a ser seguida. Depois, com a formação de uma equipe de liderança forte e comprometida, incluindo diretores, coordenadores pedagógicos e administrativos que compartilhem a visão da escola e sejam capazes de implementá-la efetivamente.
Selecione cuidadosamente professores e funcionários que, apaixonados pela educação, tenham habilidades pedagógicas sólidas, sejam inovadores e estejam comprometidos com o sucesso dos alunos, e remunere de forma justa essa equipe.
Desenvolva um currículo abrangente, atualizado e alinhado com os padrões educacionais, incorporando metodologias de ensino ativas, como: aprendizagem baseada em projetos, colaboração e resolução de problemas. Invista em recursos tecnológicos modernos e uma infraestrutura adequada para apoiar o ensino e a aprendizagem, incluindo salas de aula digitais, laboratórios, bibliotecas e espaços de aprendizagem colaborativa.
—–
Leia também
Direção escolar que atua como líder aumenta pontos no Saeb, diz Mozart Ramos
O cerco irrefletido da proibição de celular na escola
—–
Ofereça uma ampla gama de programas extracurriculares, clubes, atividades esportivas e culturais e permita que os alunos explorem seus interesses, desenvolvam habilidades adicionais e promovam o senso de comunidade.
Implemente programas e recursos para apoiar o desenvolvimento socioemocional dos alunos, incluindo orientação profissional, aconselhamento, educação emocional e habilidades de comunicação. Estabeleça parcerias sólidas com a comunidade local, empresas, organizações sem fins lucrativos e instituições de ensino superior para enriquecer a experiência dos alunos (ninguém caminha sozinho). Ofereça oportunidades de aprendizado prático e promova o engajamento cívico.
Implemente um sistema robusto de avaliação do desempenho dos alunos e da eficácia dos programas, utilizando dados para tomar decisões informadas e realizar melhorias contínuas em todos os aspectos da escola.
E, por fim, pensar primeiro nas pessoas que aí estão. São as pessoas que fazem um sonho virar uma escola e uma escola se tornar admirável. A escola é gente, e gente precisa ser cuidada e respeitada.
*Andrezza Amorelli é mentora de inovação escolar e já foi diretora escolar. Também atua na construção do evento da revista Educação, Escolas Mais Admiradas, que ocorrerá em 19 de junho, em SP. Clique aqui e saiba mais.
—–
Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
—–