/* Altera a margem superior apenas nessa página */

NOTÍCIA

Conhecimento

Colégio cria projeto sustentável com o álbum de figurinhas da Copa e vira ponto oficial de coleta em SP

Com o objetivo de estimular a conscientização ambiental das crianças e promover ações que contribuam para o cuidado com o planeta, o Colégio Santa Marcelina de São Paulo desenvolveu um projeto sustentável com foco nas figurinhas colecionáveis do álbum da Copa do Mundo de 2022. A iniciativa […]

Publicado em 05/12/2022

por Redação revista Educação

Com o objetivo de estimular a conscientização ambiental das crianças e promover ações que contribuam para o cuidado com o planeta, o Colégio Santa Marcelina de São Paulo desenvolveu um projeto sustentável com foco nas figurinhas colecionáveis do álbum da Copa do Mundo de 2022. A iniciativa prevê a coleta e a destinação adequada para o liner, o papel retirado do verso das figurinhas e que não se enquadra no modelo tradicional de reciclagem.

Como reconhecimento pelo trabalho, o colégio ultrapassou as barreiras da comunidade escolar e foi cadastrado como ponto oficial de coleta de liners, contribuindo ativamente com o processo de reciclagem e economia circular. Desta forma, a primeira remessa do material será recolhida em dezembro.

Da ideia à ação

Já na proximidade do início da Copa do Mundo e a consequente disseminação dos álbuns colecionáveis, os docentes, estudantes e profissionais do colégio observaram o grande volume de lixo gerado em decorrência do descarte dos papéis, o que motivou a criação do projeto.

———

Leia: Crianças que protegem os manguezais amazônicos

———

Para a viabilização da iniciativa, foram desenvolvidas atividades com os estudantes do 2º ano do ensino fundamental 1, abrangendo pesquisas sobre a destinação do liner e os efeitos da substância para o meio ambiente e, consequentemente, para o aumento do aquecimento global, caso o descarte seja feito incorretamente. Paralelamente, foi realizada a busca por = que atuam diretamente com a reciclagem específica deste tipo de material, para que o liner coletado tenha a destinação adequada.

álbum da Copa
Alunos aprenderam sobre reciclagem ao desenvolver do projeto sustentável
Foto: divulgação/Colégio Santa Marcelina de SP

De acordo com a professora do Colégio Santa Marcelina de São Paulo, Camila Tardelli Carneiro, o propósito do projeto é atingir as diferentes habilidades na dimensão ‘consciência social’ e a intencionalidade pedagógica permeia competências que envolvem engajamento, cidadania e consciência planetária. “Esperamos que os estudantes desenvolvam habilidades em prol do bem comum, com atitudes coletivas e de cidadania, além de reconhecerem a responsabilidade individual para a melhoria do mundo e a conservação do planeta”, explica.

Dinâmica do projeto no Colégio Santa Marcelina

Com a estratégia definida, foram expostos, no 2° andar da unidade, cartazes explicativos e uma caixa de vidro, em que devem são depositados os papéis que serão reciclados. Foi criado, também, o Bolão do Liner que, ao abrir espaço para as pessoas registrarem seus palpites de quantos papéis serão arrecadados até o final da campanha, contribui para incentivar a participação de toda comunidade escolar na arrecadação do material.

álbum da Copa
A iniciativa Bolão do Linear ajudou no engajamento da comunidade escolar na coleta do material
Foto: divulgação/Colégio Santa Marcelina de SP

Segundo a professora, iniciativas como esta geram efeitos positivos para todos os envolvidos. 

“Para o estudante, torna-se visível a potência que ele possui enquanto agente transformador de uma sociedade que seja justa, ética e que valorize e cuide das questões ambientais. Para o meio ambiente, são vistos benefícios como preservação de recursos naturais e destino ecologicamente correto dos materiais. Por fim, para a instituição, cria-se a capacidade de desenvolver cada vez mais projetos que tenham os estudantes como protagonistas, incentivando o conhecimento ambiental e atitudes conscientes”, acrescenta Camila Carneiro.

Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Redação revista Educação


Leia Conhecimento

Anna

Abordagem STEM tem revolucionado a aprendizagem de estudantes

+ Mais Informações
Samsung

11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil: inscrição termina hoje, 17

+ Mais Informações
SinproSP

Com Paulo Freire como patrono, Escola de Professores do SinproSP encerra...

+ Mais Informações
plataforma Teachy

Plataforma Teachy otimiza o tempo dos professores por meio da...

+ Mais Informações

Mapa do Site