NOTÍCIA

Gestão

A estrutura em tecnologia na educação para 11 mil pessoas

Apesar das dificuldades socioeconômicas e dos desafios de acesso e infraestrutura, em um contexto mundial, os países da América Latina mostram-se mais propensos a utilizar recursos tecnológicos nas rotinas educacionais do ensino superior.  As informações partem de um relatório global produzido em 2021 pela desenvolvedora […]

2 destaque

Apesar das dificuldades socioeconômicas e dos desafios de acesso e infraestrutura, em um contexto mundial, os países da América Latina mostram-se mais propensos a utilizar recursos tecnológicos nas rotinas educacionais do ensino superior. 

As informações partem de um relatório global produzido em 2021 pela desenvolvedora de sistemas estadunidense Instructure, que tem como objetivo mensurar os níveis de sucesso e engajamento de estudantes desse segmento. 

De acordo com esses dados, cinco países do continente, incluindo Brasil, Colômbia, Peru, Chile e México, refletem uma forte tendência ao uso de tecnologia para a educação. Nesse recorte, 83% das instituições educacionais ouvidas utilizam tais recursos para comunicação e 82%, para ministrar aulas. Detalhe: os números brasileiros são os maiores da região. 

O cenário descrito mostra uma realidade que foi intensificada com os tempos de ensino e atividades gerenciais 100% remotas durante a pandemia do coronavírus, e que agora consistem no dia a dia dessas universidades. Esses números revelam, também, um outro contexto importante para os dias atuais, como veremos a seguir, que é uma exigência cada vez maior sobre o setor de infraestrutura, que se mostra fundamental para a operação cotidiana desses processos.

Como se fosse uma pequena cidade

Suprir as necessidades acadêmicas e gerenciar os dados de cerca de 11 mil pessoas, entre estudantes da graduação e pós-graduação, professores e funcionários. Esse é o desafio do setor de infraestrutura da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Existem centenas de municípios brasileiros com população inferior a esse número. 

estrutura em tecnologia
Seguindo as leis, os documentos na Unicap são digitalizados, como as pastas dos alunos

De acordo com o analista da divisão de suporte do Departamento de Tecnologia da Informação da instituição, Eduardo Rêgo, os recursos tecnológicos são “fundamentais quando se precisa administrar um volume tão grande de indivíduos, desde um sistema de controle de acesso aos diversos ambientes a uma interface de controle acadêmico que suporte acompanhar a vida escolar do aluno da graduação até o doutorado”.

Para o técnico, há tempos essa temática faz parte das dinâmicas internas das instituições de ensino.

“Estamos cientes de que a utilização da tecnologia é indispensável para o futuro institucional, sendo que os investimentos nessa área se fazem necessários para amparar os novos modelos educacionais”, ressalta.

Tradição e inovação

A história da Unicap remete a meados do século passado, e sua longa jornada tem sido preenchida com iniciativas inovadoras nas mais diversas áreas. Recentemente, um amplo sistema de digitalização de documentos foi implementado, se transformando rapidamente em case entre os demais processos de mediação tecnológica. 

“As pastas dos alunos são categorizadas, digitalizadas e enviadas para um sistema em nuvem e, quando se precisa resgatar uma informação, o acesso é imediato”, explica o analista de suporte. 

Outra estrutura que está constantemente no alvo das atenções da universidade são os laboratórios de computação, que encaram uma utilização praticamente diária, de segunda a sexta-feira, ininterruptamente, das 7h30 às 22h; e aos sábados, das 7h30 às 12h. 

estrutura em tecnologia
Laboratório da Universidade Católica de Pernambuco. Os investimentos em tecnologia são necessários para amparar os novos modelos educacionais, acredita o analista da instituição, Eduardo Rêgo
Foto: reprodução

Nesses ambientes podem ser ministradas aulas, mediante um agendamento prévio, ou, então, pesquisas e trabalhos acadêmicos, com a utilização de softwares específicos. Todos os cursos oferecidos podem fazer uso da rede de laboratórios.

“Na medida em que esses equipamentos são utilizados por muitas horas diárias, é fundamental que tenhamos uma baixa taxa de parada para manutenção, para não desfalcar esses ambientes, que são extremamente utilizados”, explica Rêgo, que salienta: “robustez e durabilidade são fundamentais”.

Na escolha dos equipamentos para o setor administrativo e a utilização dos estudantes, as equipes gerenciais se preocupam com pontos que vão garantir um resultado melhor e mais duradouro para o uso diário desses devices. “Analisamos principalmente a solidez da empresa, a qualidade do suporte no pós-venda e o reconhecimento da qualidade do produto pelo mercado”, afirma. 

Atualmente, a Unicap possui parceria com a Lenovo para o fornecimento de equipamentos.



Equipamentos pensados para a educação

Segundo o engenheiro de soluções para educação da Lenovo, Carlos Almeida, os dispositivos tecnológicos da marca foram feitos e pensados para o segmento educacional, com linhas específicas para a sala de aula, laboratórios, setor administrativo e ensino híbrido.

“Todo serviço de suporte e garantia é feito pela marca, com engenheiros e engenheiras próprios, em cobertura nacional”, complementa.

Para estabelecer essa rede de contato existem canais telefônicos, via e-mail, chat ou aplicativo de mensagem. Se o problema não puder ser resolvido remotamente, há atendimento local, com o fornecimento de peças sobressalentes para substituição.

estrutura em tecnologia
Carlos Almeida, da Lenovo: os dispositivos são feitos e pensados para a educação

Danos acidentais

Outra característica de cobertura do fornecimento de infraestrutura, ressalta Carlos Almeida, é a modalidade ADP, sigla em inglês para Proteção Contra Danos Acidentais.

“Caso ocorra uma quebra de tela, pois a máquina caiu do mezanino de 5 metros de altura, entre outros exemplos, esse serviço chamado cobre o que chamaríamos de mau uso, pois sabemos que acidentes podem e vão acontecer, e precisamos estar preparados”, diz.


Leia também:

Tecnologia digital não é ferramenta, mas linguagem

Tecnologia deve ser alinhada à proposta pedagógica

Autor

Apresentado por Lenovo - Studio Educação


Leia Gestão

Mozart Ramos

Direção escolar que atua como líder aumenta pontos no Saeb, diz Mozart...

+ Mais Informações
Gestora escolar

Para ser admirada, gestão escolar precisa ter visão sistêmica

+ Mais Informações
PNE_destaque

PNE 2014-2024: não sendo plano de Estado, fracasso era esperado

+ Mais Informações
exaustão_mente e cérebro

A epidemia da exaustão

+ Mais Informações

Mapa do Site