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Crianças e adolescentes fora das salas de aula ou enfrentando crises emocionais é um problema que se agravou diante da pandemia da covid-19. A Gincana da Jornada X, desenvolvida pela ONG LiveLab, está endereçando o desafio unindo inovação e mobilização social. “A Gincana X faz […]
Publicado em 04/07/2022
Crianças e adolescentes fora das salas de aula ou enfrentando crises emocionais é um problema que se agravou diante da pandemia da covid-19. A Gincana da Jornada X, desenvolvida pela ONG LiveLab, está endereçando o desafio unindo inovação e mobilização social.
“A Gincana X faz a escola voltar a ser uma das melhores memórias, um lugar de promessa de alegria e de conexão. Tão importante quanto voltar às aulas, é voltar em segurança. Nós, adultos, esquecemos que é muito importante para os adolescentes o sentimento de pertencimento. E, com a pandemia, perderam esse lugar. Muitos jovens voltaram com ansiedade, violência e em crise emocional. Sabemos que essa iniciativa pode transformar vidas. Por exemplo, foi uma prova de gincana de Slam que ajudou uma garota que sofria bullying a se expressar, depois receber pedidos de desculpas e fazer novos amigos; a prova da horta fez um menino que tinha depressão querer ir para escola todos os dias para regar e cuidar da horta. Nosso objetivo é lembrar que escola é lugar de conexão”, explica Edgard Gouveia Júnior, cofundador da LiveLab e idealizador da Gincana X.
O desafio, no entanto, é de grande escala. De acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), em 2019, 1,3 milhão de crianças e adolescentes em idade escolar estavam fora da escola no Brasil. Em 2020, estima-se que a pandemia levou à evasão de 4 milhões de meninos e meninas a mais, aproximadamente.
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Entre os meses de maio e julho de 2022, a Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru se destaca ao trazer a intervenção para 35 escolas da rede pública municipal, envolvendo mais de 13 mil estudantes. “Nossa preocupação é manter a educação avançando no município. Buscar soluções inovadoras, como a Gincana X, para lidar com desafios sociais e investir na educação. Afinal, sabemos que o futuro de Caruaru depende de cada um que frequenta nossas escolas”, reforça Ana Maraíza, Secretária de Educação e Esportes de Caruaru.
Para Holanda Maria, Ccoordenadora das escolas E. M. Profª Iva Do Carmo Silva, E. M. Alfredo Pinto Vieira De Melo e E. M. Duda Umbuzeiro, a Gincana da Jornada X surgiu no momento perfeito. “A nossa escola estava precisando desse movimento. Depois de dois anos de pandemia, agora a gente vê como esses momentos são importantes. A Gincana X trouxe união, empatia, cuidado com o outro e respeito.”
O crescimento de sentimentos negativos durante a pandemia também é um problema – como aponta a pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus, do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), divulgada no Relatório Nacional de maio de 2021. O documento aponta que 61% dos jovens relataram ansiedade e 17% depressão – sendo ainda mais frequente em mulheres. Outro dado alarmante para a saúde mental foi o relato de 56% do uso exagerado de redes sociais.
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Para Beatriz da Silva, de 14 anos, aluna do 9º ano da E. M. José Clemente, a Gincana da Jornada X teve um papel muito importante para a saúde mental. “Tem pessoas que desenvolvem ansiedade e depressão muito cedo. Pela minha experiência, sei que distrair a mente ajuda a aliviar a ansiedade. E no dia que pintei na gincana, por exemplo, fiquei me sentindo bem menos ansiosa. As atividades ajudaram muito, como o trabalho em equipe, conversar mais, pintar, dançar, brincar e dar risadas.”
Vale destacar que a Jornada X desenvolve e aplica tecnologias e estratégias de jogos colaborativos para a transformação positiva, inclusive aliando o costume dos jovens com as redes sociais à causas relevantes para a educação no Brasil. O principal objetivo é fazer com que jovens descubram seus talentos e o potencial de mobilização social.
A metodologia da Gincana da Jornada X reuniu quatro estratégias indicadas pelo Unicef: busca ativa de crianças e adolescentes que estão fora da escola; comunicação comunitária; mobilização das escolas; fortalecimento do sistema de garantia de direitos. A Undime também reforça a importância de soluções de busca ativa no cenário atual.
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Na prática, a metodologia tem se mostrado efetiva no combate à evasão escolar, mudando o futuro de jovens como Jéssica. “Esse projeto foi muito bom para mim. Eu estava afastada da escola e achei interessante quando recebi o convite dos meus amigos para participar da Gincana. Assim, decidi voltar e continuar na escola para concluir os meus estudos”, relata Jéssica Barbosa da Silva, 18 anos, que participou da gincana na E. M. Profª Josélia Florêncio Da Silveira. O responsável por ela é o tio Rodrigo, que também comemorou: “Ela gostou muito das atividades que teve nos últimos dias e foi graças ao movimento dos amigos que decidiu voltar para a escola e seguir o conselho que sempre dei: estudar para ser alguém na vida”.
“Nossa visão é colocar a Gincana da Jornada X nas escolas do Brasil todo em parceria com secretarias municipais e estaduais que puderem levar esta ação emergencial para recuperar estudantes e transformar o começo do ano letivo de 2023 em um carnaval de volta às aulas”, conta o fundador da LiveLab. Organizações do terceiro setor empenhados no tema da educação e a iniciativa privada também podem apoiar a ONG Livelab nesse movimento importante de expansão.
Além da Gincana X, a LiveLab, desenvolve games de mobilização social desde 2014, como a Jornada X, Primavera X e Operação Antivírus X. No desenvolvimento da Gincana da Jornada X, a Livelab uniu-se ao Coletivo Asas e a Now Partners para convocar uma ação emergencial em todo o território nacional e encorajar a retomada às aulas presenciais.
Mais informações estão disponíveis no site da Gincana da Jornada X (gincanadajornadax.org.br).