NOTÍCIA

Arte e Cultura

Relançamento: sobrinha-neta de Tarsila do Amaral é coautora de livros infantis sobre obras da artista

A editora Melhoramentos relançou dois livros para os pequenos se aproximarem dos trabalhos da artista plástica Tarsila do Amaral, Tarsilinha e as cores e Tarsilinha e as formas. Os dois apresentam obras famosas da artistac omo Abapuru, A Cuca, Antropofagia, Caipirinha e Manacá. Em Tarsilinha […]

Publicado em 11/02/2022

por Redação revista Educação

tarsila

A editora Melhoramentos relançou dois livros para os pequenos se aproximarem dos trabalhos da artista plástica Tarsila do Amaral, Tarsilinha e as cores e Tarsilinha e as formas. Os dois apresentam obras famosas da artistac omo Abapuru, A Cuca, Antropofagia, Caipirinha e Manacá. Em Tarsilinha e as cores, é apresentada a beleza das cores que compõem as pinturas da artista, instigando o leitor a comparar com o seu dia a dia. Já o outro livro, além de ensinar as formas geométricas por meio dos elementos que compõem as pinturas, ensina a desenhar uma série de coisas, como o Sol, as casas e uma igreja.

Com ilustração de Cris Alhadeff, as duas histórias foram escritas por Patrícia Engel Secco, autora premiada pelo International Board on Books for Young People (IBBY), e Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da artista e palestrante especializada em sua vida e obra.

—————-

Leia: A janela periférica que multiplica os olhares

—————-

Proximidade com as crianças

Na opinião de Tarsilinha, um dos grandes sucessos das obras de sua tia vem da conexão que ela tem com o público infantil.

“Sua infância é marcante nas obras. Vemos muito do que ela viveu nas fazendas do pai, como as cores do interior, as paisagens rurais, a fauna e a flora. Na escola, as crianças aprendem sobre sua vida, que tinha 40 gatos, subia em árvore e catava maracujá. Então, achamos que seria maravilhoso trazer a própria Tarsilinha para ter esse contato com as crianças”, diz.

A sobrinha-neta da artista conta ainda que se impressiona com o conhecimento dos pequenos sobre as pinturas. “Até os menores sabem os nomes das obras e informações que nem os pais conhecem.” A autora, que tem o mesmo nome da artista, agradece pela homenagem que seus pais fizeram. “É muito legal quando encontro as crianças e elas me confundem com a pintora. Eu acabo materializando minha tia e aproximando as crianças deste mito que foi a Tarsila. É mágico.”

—————-

Leia: Crianças refugiadas: longe da pátria e longe da escola

—————-

“As pinturas de Tarsila do Amaral conversam muito com o público infantil porque são alegres, coloridas e trazem bastante da infância dela. É muito legal ver as crianças mergulhando nas obras e aprendendo com elas não só na sala de aula, mas agora também com seus pais”, diz Patrícia.

 Ficha técnica

Obra: Tarsilinha e as Cores

Autor: Patrícia Engel Secco/ Tarsilinha do Amaral

Ilustrador: Cris Alhadeff

Número de páginas: 24

Preço sugerido: R$ 25,00
 

Obra: Tarsilinha e as Formas 

Autor: Patrícia Engel Secco/ Tarsilinha do Amaral

Ilustrador: Cris Alhadeff

Número de páginas: 24

Preço sugerido: R$ 25,00

Assista:

Autor

Redação revista Educação


Leia Arte e Cultura

Itaú Cultural Play_destaque

Filmes gratuitos sobre culturas ancestrais focam em professores 

+ Mais Informações
Diário de um Banana_destaque

A importância da escola é destaque em novo ‘Diário de um Banana’

+ Mais Informações
20220222-banner

‘Leia com uma criança’ foca em municípios vulneráveis

+ Mais Informações
Prêmio Jabuti_vencedores

Poesia de Fabrício Corsaletti é consagrada como livro do ano pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site