NOTÍCIA

Gestão

Cuidar daquilo que é nossa missão: a educação

Com 10 anos ininterruptos no Colégio pH — ao todo são 16 anos —, Amanda Jatobá resume sua atuação de gerente administrativa da seguinte forma: “Meu desafio é fazer com que os bastidores funcionem para que o professor, que é quem transmite o produto final, […]

sodexo-higienizacao-escolar Foto: divulgação-Sodexo

Com 10 anos ininterruptos no Colégio pH — ao todo são 16 anos —, Amanda Jatobá resume sua atuação de gerente administrativa da seguinte forma: “Meu desafio é fazer com que os bastidores funcionem para que o professor, que é quem transmite o produto final, a aula, possa realizar essa atividade com sucesso. Não adianta ser excelente professor e ter projetor que não funciona; o ar-condicionado deve estar limpo e higienizado. Precisamos de infraestrutura adequada para tudo isso”.

No início da pandemia, mesmo com aulas 100% online, os professores não gravavam para o aluno assistir depois. No pH, eles se dedicaram para que tudo fosse ao vivo, evitando qualquer prejuízo acadêmico e mantendo a proximidade com os alunos, mesmo que a distância. Nesse período, as atenções da Amanda se voltavam também à qualidade da transmissão, do som, da câmera e da internet.

Comprometimento

Ela afirma que isso vale para todo o ambiente escolar e inclui, por exemplo, a higienização realizada da empresa parceira e a atenção aos alunos via comunidade interna: “Olha a máscara para fora.” “Não esquece o álcool em gel.” Tudo em equipe. Hoje, na volta às aulas, com a pandemia ainda presente, esses cuidados e atenção continuam redobrados para receber presencialmente, com segurança, os alunos e o corpo escolar. Nas 12 unidades do Colégio pH, localizadas no estado do Rio de Janeiro, o objetivo central permanece: garantir aprendizagem de excelência aos estudantes. Para isso, ações que impedem ou evitam a proliferação do vírus da covid-19 são fundamentais.

Amanda Jatobá destaca que a preocupação não é apenas de contar com um ambiente aparentemente limpo, mas sim, higienizado. A parceria entre o pH e a Sodexo já dura pelo menos seis anos e abrange os serviços de higienização e jardinagem. Vale lembrar que a Sodexo atua também no segmento da saúde, oferecendo serviços de facilities para hospitais, com soluções fundamentais, por exemplo, para a prevenção de infecções hospitalares, o que chancela a empresa como especialista na atividade. Ter contrato com uma empresa parceira que atua em hospitais traz mais segurança não só para a Amanda e sua equipe, mas para as famílias dos quase 5 mil alunos que fazem parte da comunidade do pH.

“Sou muito bem atendida pela Sodexo, que é superqualificada. É uma parceria sólida. Eles fazem questão de mostrar seus indicadores de eficiência, nos apresentam seus procedimentos e protocolos. Cem por cento tranquilos nunca estamos, mas converso muito com eles, que nos repassam sua experiência hospitalar. Alguns produtos que usam nos hospitais, por exemplo, eles passaram a usar na rede de educação também”, conta a gerente.

As áreas verdes das unidades do Colégio pH são vistas como essenciais e algumas até como um cartão-postal das unidades. A gerente conta que as escolas procuram incluir cada vez mais verde e natureza nos ambientes, proporcionando sensação de acolhimento, além de fazer a criança conviver num espaço agradável. “A Sodexo também possui profissionais capacitados nessa área, o que preserva o cuidado e a aparência impecável dos nossos jardins, enquanto nós mantemos o foco na educação”, enaltece Amanda Jatobá.

Leia também

O papel da escola para além do conteúdo

Ensino híbrido e sua amplitude

Autor

Apresentado por Sodexo - Studio Educação


Leia Gestão

José Pacheco - escola

José Pacheco: burocratas da educação limitam a autonomia da escola

+ Mais Informações
escola e família

Família e escola: papéis diferentes e complementares

+ Mais Informações
bullying e cyberbullying

Bullying e cyberbullying: colegas podem ser ‘pontos de luz’, diz...

+ Mais Informações
Leo Fraiman

Leo Fraiman: o que adianta o aluno saber fissão nuclear e não saber quem...

+ Mais Informações

Mapa do Site