NOTÍCIA

Gestão

Por que investir nos resultados de leitura na sua escola em 2022?

A sua escola já está se planejando para o próximo ano letivo de 2022? Temos uma dica importante para esse momento: traga a leitura para o centro das ações da sua instituição e tenha resultados incríveis com seus alunos. Trabalhar a formação de leitores envolve […]

Publicado em 07/12/2021

por Apresentado por Árvore

leitura-escola

A sua escola já está se planejando para o próximo ano letivo de 2022? Temos uma dica importante para esse momento: traga a leitura para o centro das ações da sua instituição e tenha resultados incríveis com seus alunos.

Trabalhar a formação de leitores envolve todas as disciplinas, além de preparar estudantes de forma mais completa para os desafios do futuro. A Árvore separou alguns pontos importantes sobre resultados que a leitura pode trazer para a sua escola.

Tenha alunos preparados para o Enem

A leitura é uma ferramenta importante para gerar repertório entre os estudantes. É a partir dos livros, textos e notícias lidos que o jovem constrói a sua base de conhecimento e, consequentemente, desenvolve sua capacidade de argumentação.

Além disso, é a leitura que solidifica as bases para uma boa escrita. Em 2020, o Enem teve o menor número de redações com nota máxima em anos, com apenas 28 dos mais de 2,7 milhões de candidatos gabaritando a redação. Para reverter esse quadro e preparar seus alunos, investir na leitura é o melhor caminho.

Afinal, formar novos leitores garante também a formação do senso crítico dos mesmos, importante para os desafios do século XXI e do mundo atual. Um exemplo são as fake news e desinformação, que podem ser combatidas com uma preparação robusta nas escolas.

Trabalhe as competências socioemocionais com a leitura

Se identificar com o personagem, imaginar novos cenários, sentir as emoções contadas nas histórias… Ler é um constante exercício de diferentes competências socioemocionais, como a empatia, a criatividade e a imaginação. 

A leitura pode proporcionar bons momentos de troca e desenvolvimento de diferentes habilidades. A partir dos conteúdos lidos, é possível trabalhar diferentes projetos que colocam as competências socioemocionais no centro das atenções.

Conte com o apoio da tecnologia e mostre os avanços para as famílias

Aliar a tecnologia com a leitura pode ser um caminho para engajar ainda mais os alunos e as famílias. Afinal, os alunos terão acesso a um conteúdo digital, com o qual já estão familiarizados, e ferramentas que facilitam a formação de leitores, como gamificação, atividades e muito mais.

Para as famílias, os resultados ficam cada vez mais visíveis, seja a partir do engajamento dos alunos nas plataformas digitais de leitura como a partir de relatórios que as mesmas disponibilizam.

A Árvore ajuda sua escola a ter resultados incríveis em leitura! Com mais de 30 mil livros, conteúdos de atualidades e soluções para o ensino bilíngue, a plataforma conta ainda com atividades, relatórios e projetos em diferentes temáticas.

Clique no banner acima, preencha o formulário e transforme a sua escola com a Árvore!

Leia também

Duas décadas depois, filme Entre os muros da escola ainda dialoga com a realidade

20% das crianças estão em níveis de risco e atenção

Autor

Apresentado por Árvore


Leia Gestão

educação ambiental

Caminhos para gestores e professores implantarem a educação ambiental em...

+ Mais Informações
ensino

É preciso integrar a trajetória da educação básica com a do ensino...

+ Mais Informações
José Pacheco - escola

José Pacheco: burocratas da educação limitam a autonomia da escola

+ Mais Informações
escola e família

Família e escola: papéis diferentes e complementares

+ Mais Informações

Mapa do Site