NOTÍCIA
Confira os destaques da revista Educação janeiro/fevereiro
Publicado em 17/01/2021
Pág. 6, Entrevista: David Buckingham, referência mundial em educação midiática, alerta: “Não se trata apenas de como ensinamos sobre a mídia, mas como ensinamos sobre cultura e comunicação”
Pág. 12, Mosaico: Desempenho no Saeb pelo celular; A janela periférica que multiplica os olhares; Memória indígena; Pandemia pede mais atenção à saúde emocional dos jovens
Pág. 16, Futuro da escola: A paulista Jussara Nascimento criou uma escola particular de ensino médio no semiárido baiano. Ousadia, coragem e perseverança ajudaram a proporcionar uma opção de educação em toda a região
Pág. 19, Pandemia: Durante o isolamento social, mãe de uma menina de cinco anos acompanhou a transformação escolar que ocorreu no colégio particular de sua filha e relata a experiência
Pág. 22, Capa/Primeira infância: Ainda negados às crianças, os espaços públicos precisam ser enxergados como uma grande comunidade de interação e aprendizagem para o desenvolvimento ativo e integral dos meninos e meninas
Pág. 28, Reabertura: Em Portugal, a presença é obrigatória. País experimenta o retorno das aulas desde setembro. Máscaras são indispensáveis a partir do 5º ano
Pág. 32, Antirracismo: Imposta por grupos de pais, mães e responsáveis, escolas particulares de elite vivem a onda da agenda antirracista. Eles querem um currículo longe de estereótipos e pedem mais negros na equipe escolar e no número de alunos
Pág. 36, Leitura: A trajetória do jornal Joca, que completa 10 anos em novembro, e o desafio da revista Qualé, que ensaia os primeiros passos, lançada em 2020
Pág. 38, Midiática (coluna Alexandre Sayad): Tecnologia digital não é ferramenta, mas linguagem
Pág. 40, Transformação (coluna Damaris Silva): As desigualdades de acesso continuam imensas. Cotas raciais e sociais são o mínimo para auxiliar nos reparos de um país — e mundo — injusto
Pág. 41, Diálogos (coluna João Jonas Veiga Sobral), dois conteúdos: Não se pode dizer que 2020 não tenha sido rico em discussões relativas à linguagem e às palavras e Em conselho de classe, professores analisam o ano e os alunos
Pág. 45, Entre margens (coluna José Pacheco): Os princípios e práticas da Escola da Ponte têm influência em educadores como Célestin Freinet
www.revistaeducacao.com.br/assinaturas