NOTÍCIA

Arte e Cultura

Filme de atriz global alerta para a importância da Amazônia

‘Amazônia – O despertar da florestania’, de Christiane Torloni é uma obra assumidamente militante sobre como o capitalismo tem gerado desequilíbrio ambiental

Publicado em 06/07/2019

por Sérgio Rizzo

amazonia-christiane-torloni Christiane Torloni e Miguel Przewodowski realizaram um filme de militância

Lançado no Festival do Rio, em novembro de 2018, e em cartaz nos cinemas no primeiro semestre deste ano, Amazônia – O despertar da florestania não se propõe a ser um documentário de postura equidistante sobre um tema específico, a floresta amazônica. Muito ao contrário, aliás: a atriz e diretora Christiane Torloni e o codiretor Miguel Przewodowski realizaram um assumido filme de militância, com o propósito de fazer circular informações, análises e imagens relevantes para a ação ambientalista no século 21.


Leia também

Livro abre espaço para indígenas relatarem suas lutas


Contudo, seu alcance é bem mais amplo do que o título pode sugerir, ao entrelaçar uma série de temas políticos e econômicos em torno da importância da Amazônia e do significado de sua exploração. Por exemplo: em determinado momento do painel que o filme desenha, o jornalista André Trigueiro – um dos muitos entrevistados, ao longo dos últimos anos – lembra que o capitalismo tem levado ao paroxismo a busca pela maximização dos lucros no menor tempo possível, levando o planeta a um cenário de esgotamento de recursos e de desequilíbrio ambiental sem precedentes.

Amazônia, pulmão do mundo

A montagem do documentário é orientada pelos encontros, viagens e descobertas na agenda do ativismo ambiental de Christiane, mas a sua presença em cena não deixa de valorizar os inúmeros personagens da obra, entre eles o antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) e o artista plástico Frans Krajcberg (1921-2017).
Amazônia propaga a certeza de que a causa da florestania – síntese entre os conceitos de cidadania e direito florestal – é urgente e de que ela precisa se espraiar por toda a sociedade como um dos temas prioritários da agenda pública.

Leia também:

Série indígena Guerreiros da floresta apresenta a luta de lideranças Yanomami, Huni Kuin e Suruí

Itaú Cultural lança canal com planos de aula sobre arte e cultura

 

Autor

Sérgio Rizzo


Leia Arte e Cultura

Itaú Cultural Play_destaque

Filmes gratuitos sobre culturas ancestrais focam em professores 

+ Mais Informações
Diário de um Banana_destaque

A importância da escola é destaque em novo ‘Diário de um Banana’

+ Mais Informações
20220222-banner

‘Leia com uma criança’ foca em municípios vulneráveis

+ Mais Informações
Prêmio Jabuti_vencedores

Poesia de Fabrício Corsaletti é consagrada como livro do ano pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site