NOTÍCIA
Pesquisa do Instituto Península com docentes brasileiros apresenta a necessidade de apoiá-los. Resultado está disponível na internet
Publicado em 10/06/2019
Quem é o professor da rede pública? Quais suas dificuldades e anseios? Tais indagações foram a chave da pesquisa Observatório do professor, feita com cerca de 30 docentes de diversos pontos do Brasil e divulgada recentemente.
Idealizado pelo Instituto Península e acessível pela clicando aqui, o estudo deixa claro que falta um olhar mais humanizado e individualizado sobre os docentes, como apresenta um trecho do documento: “foi identificado que o ‘vazio’ de entendimento a respeito do papel dos professores na educação não estava na ausência de dados, haja vista a farta produção de estudos e estatísticas, mas sim na construção de sentido e no aprofundamento que se fazem necessários a partir dos dados”.
Leia também:
Brasil não valoriza professor e fica em último em ranking mundial
De forma sucinta, notou-se que o educador se sente sozinho e sem espaço para diálogo e troca de experiências com os colegas e ele também declara não estar preparado para lidar com questões pessoais que envolvem seus alunos, como a violência. Outra situação que se destaca é o choque cultural entre professor e aluno, uma vez que os contextos sociais são muito diferentes.
Identidade, reciprocidade, afeto, ambiente, coletividade e reputação são elementos que interferem nas experiências educacionais e foram identificados pela pesquisa. No site também é possível assistir e ler entrevistas com os professores participantes — foram dez vivências presenciais com mais de 60 horas de filmagem.
BNCC: desafio é a histórica carência na formação de professores
Sete em cada dez professores de educação infantil têm dificuldades de audição