Notícias

Olimpíada de Língua Portuguesa organizada pelo MEC e Itaú Social está com inscrições abertas

Professores das redes públicas estaduais e municipais podem aderir ao programa até 30 de abril, que conta com apoio do CENPEC

Publicado em 12/04/2019

por Redação revista Educação

shutterstock_183829439-olimpiadas-portugues Foto: Shutterstock

Professores das redes públicas e estaduais podem fazer inscrições até 30 de abril para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Este ano a homenageada é a escritora mineira Conceição Evaristo, cujas obras abordam questões étnico-raciais.
A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e Itaú Social e tem como objetivo apoiar os professores no ensino da leitura e escrita junto às ações que integram o programa Escrevendo o futuro que dispõe de material formativo para a sala de aula. Na edição de 2016 foram mais de 50.494 redações enviadas.

Posições ideológicas do MEC reacendem debate sobre alfabetização

Trajetória de anciãs indígenas é tema de livro escrito também por indígenas

Com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), os alunos produzirão textos sob o título “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais. O concurso é destinado a estudantes do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.
São oferecidas cinco categorias que variam de acordo com o ano escolar: poema, memórias literárias, crônica, documentário, artigo de opinião e relato de prática, este último destinado aos professores.
Premiação
Entre as premiações está uma imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca.
“A Olimpíada confirma a importância da educação na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno. Estamos falando da compreensão de todos os conteúdos que se apresentam dentro e fora da escola, por meio da leitura e da escrita. Saber se expressar amplia repertórios e a capacidade de compreensão do mundo, fortalecendo a cidadania”, defende a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann.
Seleção
Para participar da Olimpíada a Secretaria de Educação à qual a escola é vinculada deve fazer inscrição pelo site www.escrevendoofuturo.org.br/concurso  .
Após as oficinas, as escolas terão até 19 de agosto para encaminhar os textos. Nas etapas municipal e estadual, serão selecionados os 569 estudantes e 443 professores semifinalistas. Em seguida, ocorre a etapa regional, com cinco encontros, um para cada categoria, para a seleção dos 173 alunos e 135 professores finalistas. Ainda nessa fase, serão conhecidos os 20 professores-autores dos melhores Relatos de Prática. Na final, programada para dezembro, serão anunciados os 32 estudantes vencedores nacionais.
As comissões julgadoras são compostas por pais, membros da comunidade, especialistas de universidades, representantes das instituições parceiras, do MEC e do Itaú Social.

Olimpíada Língua Portuguesa

Foto: Shutterstock

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site