Notícias

BNCC do ensino médio é aprovada pelo Conselho Nacional de Educação

Documento segue agora para homologação pelo Ministério da Educação

Publicado em 06/12/2018

por Redacao

BNCC do ensino médio é aprovada pelo Conselho Nacional de Educação Até 2020 todas as escolas terão que se adaptar às novas normas Foto: Shutterstock

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) teve tamanha repercussão positiva e negativa que a parte do documento voltada para o ensino médio só foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) nessa primeira semana de dezembro, enquanto as diretrizes para a educação infantil e fundamental foram aprovadas pelo Ministério da Educação no final de 2017.
A BNCC é uma norma que deve ser implantada em todas as escolas brasileiras, o que exige a adaptação dos currículos pedagógicos das escolas, provavelmente, até 2020. Entre as principais críticas sobre as mudanças no ensino médio é que com o documento em vigor apenas Matemática e Português serão consideradas matérias obrigatórias nos três anos do ensino médio. Antes Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia também eram obrigatórias.
Com o documento as disciplinas serão organizadas por áreas de conhecimento, o que estabelece o seguinte: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) e Linguagens e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa).
Com a BNCC implantada será a primeira vez que o país passará a ter diretrizes curriculares a serem seguidas na educação a nível nacional, tanto da rede privada quanto na particular.
A ideia é que todas as escolas sigam o mesmo currículo, com adaptações de acordo com a realidade e necessidade dos alunos. Com a aprovação do CNE, a BNCC do ensino médio aguarda homologação do Ministério da Educação que afirma não ter data para a assinatura.
Vale ressaltar que a reunião que ocorreu nesta quarta-feira,4, pelo Conselho Nacional de Educação foi uma sessão pública, porém não foi divulgada no site oficial. Durante as discussões da Base aberta ao público houveram manifestações de professores e ativistas e algumas sessões chegaram a ser canceladas. Dos 24 conselheiros do CNE, 22 votaram a favor da Base do ensino médio e apenas dois se abstiveram.

BNCC ensino médio

Até 2020 todas as escolas terão que se adaptar às novas normas Foto: Shutterstock

Leia também:

Membro do Conselho Nacional de Educação critica encaminhamento da BNCC

BNCC: desafio é a histórica carência na formação de professores

O que diz a BNCC sobre estrutura e competências gerais 

 
 
 

Autor

Redacao


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site