NOTÍCIA

Edição 254

Pedagogia é o curso com maior número de ingressantes

Dados do Censo da Educação Superior revelam que o programa também tem o maior número de concluintes

Publicado em 21/11/2018

por Redacao

Pedagogia é o curso com maior número de ingressantes Foto: Shutterstock

Em 2017, mais de 3,2 milhões de pessoas ingressaram em um curso superior no Brasil. Desse total, 296.776 (9,2% do total) optaram pelo curso de Pedagogia, que pela segunda vez consecutiva se destacou como o programa de graduação com maior número de ingressantes do país.
O curso também tem o maior número de concluintes (126.144) e aparece em segundo lugar em número de matriculados (714.345), perdendo apenas para Direito, que tem 879.234 alunos.
A quantidade de alunos na Pedagogia é bem superior à observada na média da OCDE, organização que reúne 36 países, entre eles as nações mais ricas do mundo. Para cada 10 mil habitantes, temos uma taxa de 31,5 pessoas ingressando na carreira. Na OCDE, a relação é de 5,1 para cada 10 mil.
O Censo também trouxe a relação das 15 licenciaturas com maior número de alunos matriculados. Pedagogia aparece em primeiro lugar, seguida pela formação de professor de educação física. Este tem quase o dobro de alunos do terceiro colocado, o curso de formação de professor de matemática. Em relação a outras carreiras, como o de professor de física, a proporção é 6,5 vezes superior.
Sobre as matrículas nas licenciaturas, o Censo aponta que a maior parte está concentrada na rede privada (62%) e na modalidade presencial (53,2%). Porém, a tendência é que a modalidade a distância assuma a dianteira no futuro.
Os ingressantes dos cursos EAD são três vezes superiores aos do presencial, e o número de concluintes nos programas online também é superior. De maneira geral, considerando todas as carreiras, os cursos a distância foram os que mais cresceram no país em função das novas regras do MEC, que, entre outros pontos, liberou a abertura de polos às instituições bem-avaliadas.
licenciaturas mais populares no Brasil
 
licenciaturas presencial e online

Leia também:

Brasil não valoriza professor e fica em último em ranking mundial

 

Autor

Redacao


Leia Edição 254

Conheça os princípios da pedagogia Waldorf na infância

Conheça os princípios da pedagogia Waldorf na infância

+ Mais Informações
conversas paralelas

Conversas paralelas

+ Mais Informações
filme fábula e realidade traça de laços familiares

Novas configurações familiares são temas de filmes recém-lançados

+ Mais Informações
Uso inadequado de celular é principal queixa das escolas

Uso inadequado de celular é principal queixa das escolas

+ Mais Informações

Mapa do Site