NOTÍCIA

Arte e Cultura

Período “pré-cinema” é abordado em livro que discute a era das imagens

"Entre pássaros e cavalos - Marey, Muybridge e o pré-cinema" discorre sobre a história da fotografia – e é a nossa dica da vez, já que imagens são tão presentes no dia a dia

Publicado em 06/11/2018

por Sérgio Rizzo

Período “pré-cinema” é abordado em livro que discute a Era das imagens Livro fala sobre a história da fotografia (foto: divulgação)

Campanhas políticas, terminais de autoatendimento, redes sociais, telas em meios de transporte: estamos cada vez mais cercados por imagens, e as imagens pautam boa parte da nossa percepção de mundo. Quando tudo isso começou?
A revolução digital, na virada do século 20 para o 21, acelerou o processo, mas é recomendável conhecer o período histórico chamado de “pré-cinema”, assim batizado por pesquisadores de audiovisual, para notar que as sementes do atual cenário já estavam na pré-história da era das imagens.

história da fotografia e imagens

Livro fala sobre a história da fotografia (foto: divulgação)

No livro Entre pássaros e cavalos – Marey, Muybridge e o pré-cinema (Sesi-SP, 256 págs.), o videoartista e professor Raimo Benedetti empreende uma jornada por esse período de descoberta, ainda no século 19. As trajetórias paralelas de dois homens que nasceram e morreram nos mesmos anos (1830 e 1904), o fisiologista francês Étienne-Jules Marey e o fotógrafo inglês Eadweard Muybridge, servem de moldura para a reconstituição da aventura que, a partir da fotografia, levou ao cinema.
Marey e Muybridge se conheceram aos 51 anos de idade. Antes do encontro, já haviam se destacado com pesquisas inovadoras sobre o uso da fotografia. Depois, com base na troca de experiências, pisaram fundo no acelerador.
Quando cada um de nós usa hoje o celular para tirar uma foto ou gravar um vídeo e postar esse material em redes sociais, às vezes usando como modelos pássaros e cavalos, animais que inspiraram a busca pela tecnologia capaz de chegar à imagem em movimento, poderia muito bem usar as hashtags #marey e #muybridge. São os bisavôs da nossa era.

Leia também:

Cineasta iraniano aborda distâncias entre classes sociais

Autor

Sérgio Rizzo


Leia Arte e Cultura

Itaú Cultural Play_destaque

Filmes gratuitos sobre culturas ancestrais focam em professores 

+ Mais Informações
Diário de um Banana_destaque

A importância da escola é destaque em novo ‘Diário de um Banana’

+ Mais Informações
20220222-banner

‘Leia com uma criança’ foca em municípios vulneráveis

+ Mais Informações
Prêmio Jabuti_vencedores

Poesia de Fabrício Corsaletti é consagrada como livro do ano pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site