NOTÍCIA

Arte e Cultura

Mestre do traço e do verbo ganha exposição

Millôr: obra gráfica, pode ser vista até dezembro, no Instituto Moreira Salles, em São Paulo. Desenhista ficou conhecido por suas obras em revistas do país

Publicado em 24/09/2018

por Sérgio Rizzo

millôr fernandes Acerco do IMS possui mais de 6 mil obras de Millôr

exposição millôr fernandes

Acerco do IMS possui mais de 6 mil obras de Millôr

Durante mais de sete décadas, o traço e a verve do carioca Millôr Fernandes (1923-2012) divertiram milhões de leitores de diversas publicações — entre elas, o Jornal do Brasil, O pasquim e Veja — com tiradas sobre a vida brasileira, incluindo sacadas antológicas sobre os descaminhos do país sob o regime civil-militar de 1964 e, depois, sobre as agruras do período de redemocratização. Sempre com o humor muito peculiar de quem foi também, entre outras atividades, tradutor de Shakespeare para o português.
Parte significativa do seu trabalho vem a público graças a uma exposição que o Instituto Moreira Salles (IMS) abriu, na sua sede de São Paulo.  Millôr: obra gráfica reúne desenhos, feitos principalmente para serem publicados na imprensa, que “revelam a força e a complexidade de uma obra fundamental para a arte brasileira”, de acordo com o texto de apresentação dos curadores Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires.
desenho de Millôr Fernandes

                                     Desenho de Millôr Fernandes selecionado para a exposição

O material foi organizado em cinco grandes conjuntos, “dos autorretratos à crítica implacável da vida brasileira, passando pelas relações humanas, o prazer de desenhar e a imensa e importante produção do Pif-Paf, seção que manteve na revista O Cruzeiro entre 1945 e 1963”.  A exposição é acompanhada por um livro, publicado em 2016, que reúne cerca de 500 dos desenhos de Millôr, além de trazer ensaios críticos e uma cronologia de sua vida e obra.
Em cartaz até 31 de dezembro, Millôr: obra gráfica pode também ser vista, parcialmente, pelo site do IMS, instituição que mantém o acervo deixado por ele, com mais de 6 mil desenhos e um arquivo pessoal: https://ims.com.br/ .
Leia também:
http://www.revistaeducacao.com.br/so33dosjovensqueremserprofessor/

Autor

Sérgio Rizzo


Leia Arte e Cultura

Itaú Cultural Play_destaque

Filmes gratuitos sobre culturas ancestrais focam em professores 

+ Mais Informações
Diário de um Banana_destaque

A importância da escola é destaque em novo ‘Diário de um Banana’

+ Mais Informações
20220222-banner

‘Leia com uma criança’ foca em municípios vulneráveis

+ Mais Informações
Prêmio Jabuti_vencedores

Poesia de Fabrício Corsaletti é consagrada como livro do ano pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site