NOTÍCIA

Edição 252

Brasil é um dos países com salas de aula mais saturadas do mundo

Relatório Políticas Eficazes para Professores: Compreensões do Pisa analisou dados de mais de 60 países

Publicado em 12/09/2018

por Redacao

sala de aula Finlândia possui cerca de dez alunos por professor (foto: Shutterstock)

salas de aula saturadas

Finlândia possui cerca de dez alunos por professor (foto: Shutterstock)

Com uma média de 29 alunos por professor, a realidade dos professores brasileiros aponta que eles ensinam em uma das salas de aula mais lotadas do mundo. O estado com o índice mais alto é o Rio Grande do Norte, com cerca de 47 alunos por professor. Já o que possui o melhor cenário é o Rio Grande do Sul, com uma média de 16 estudantes por professor.
Esses dados foram divulgados em junho deste ano, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em estudo feito com mais de 60 países. Intitulado Políticas Eficazes para Professores: Compreensões do Pisa, os dados servem de alerta para os interessados na lapidação da educação. Os resultados foram colhidos após alunos na faixa de 15 anos, representantes de escolas e, em alguns casos, pais responderem a questionários.
A Finlândia se destaca por ter cerca de dez alunos por professor. Entre a possível resposta para os dados ruins em que o Brasil se encontra está a falta de valorização do professor. A situação da educação no país enfrenta ainda outros obstáculos já bem conhecidos: professores com carga horária excessiva e jornadas duplas de trabalho.
Diminuir a carga horária de aulas dadas por professor – gerando mais tempo para elaboração do conteúdo e desenvolvimento educacional –, reduzir o número de alunos por sala e aumentar o número de professores são algumas indicações da OCDE.
Leia também:
http://www.revistaeducacao.com.br/francaproibecelular-naescola/

Autor

Redacao


Leia Edição 252

como orientar o aluno

Nas salas de aula

+ Mais Informações
BNCC desafio é a histórica carência na formação de professores

BNCC: desafio é a histórica carência na formação de professores

+ Mais Informações
professsor

O fetiche do método

+ Mais Informações
sala de aula

Entenda as 10 competências gerais da BNCC

+ Mais Informações

Mapa do Site