NOTÍCIA

Arte e Cultura

Macunaíma é tema de exposição em São Paulo

Mostra acontece na Universidade de São Paulo (USP) a partir do dia 3 de agosto e reúne obras que buscam traduzir criação de Mário de Andrade para as artes plásticas

Publicado em 27/07/2018

por Redação revista Educação

Exposicao Macunaima - Gravura em ponta seca e aquarela de Altina Felicio - Biblioteca Brasiliana Guita e Jose Mindlin Gravura em ponta seca e aquarela (Crédito: Altina Felicio)

macunaíma

Gravura em ponta seca e aquarela (Crédito: Altina Felicio)

Como traduzir Macunaíma, obra do escritor Mário de Andrade, para as artes plásticas? Alguns artistas visuais foram convidados a responder a essa pergunta com criações próprias e o resultado poderá ser conferido em exposição na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Universidade de São Paulo (USP), a partir do dia 03 de agosto.
A mostra, que acontecerá até o dia 04 de setembro, reúne desenhos, aquarelas, pinturas, fotografias, gravuras, instalações e uma pequena escultura. A exposição conta com a co-organização de Altina Felício.
“Inicialmente seriam 15 artistas, mas o projeto cresceu e convidei mais, pois, com tantas técnicas, a exposição fica mais próxima do que Mário de Andrade escreveu: inúmeros mitos, lendas, Macunaíma na Amazônia e de repente no Sul do Brasil”, explica Altina.
“É interessante notar a sutileza como ele [Mário de Andrade] cria Macunaíma, na figura do cidadão brasileiro, se colocando como herói ou anti-herói diante da nossa realidade e das responsabilidades de nossas escolhas”, destaca.
A mostra recebe visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Também é possível fazer agendamento para grupos pelo e-mail educativo@bbm.usp.br.
Show
Quem comparecer à abertura da exposição, no dia 03 de agosto, poderá assistir a um show do conjunto musical Mosaico, composto por pacientes psiquiátricos do Centro de Convivência e Cooperativa Eduardo Leite – CECCO Bacuri – unidade municipal de saúde que visa a promoção, prevenção, manutenção e recuperação da saúde global das pessoas, de crianças até idosos -, local onde Altina ministra aulas de desenho. A direção do musical é do psiquiatra e músico Hélio Cherubini e da coordenadora Mara Quintanilha.

Serviço

Exposição Macunaíma
Abertura: 3 de agosto de 2018, 14h, com apresentação do conjunto musical Mosaico.
Visitação: De 6 de agosto a 04 de setembro – das 9h às 18h (segunda a sexta-feira)
Onde: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) – Sala BNDES – entrada pela editora EDUSP
Endereço: Rua da Biblioteca, S/N, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo – SP
Quanto: Gratuito
Agendamento de Monitoria: educativo@bbm.usp.br

Autor

Redação revista Educação


Leia Arte e Cultura

Itaú Cultural Play_destaque

Filmes gratuitos sobre culturas ancestrais focam em professores 

+ Mais Informações
Diário de um Banana_destaque

A importância da escola é destaque em novo ‘Diário de um Banana’

+ Mais Informações
20220222-banner

‘Leia com uma criança’ foca em municípios vulneráveis

+ Mais Informações
Prêmio Jabuti_vencedores

Poesia de Fabrício Corsaletti é consagrada como livro do ano pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site