NOTÍCIA

Arte e Cultura

África em transe

Diversos filmes realizados nos últimos anos abordaram o tema dos migrantes e dos refugiados, mas poucos com a dimensão humana de 'Uma temporada na França'

Publicado em 17/05/2018

por Sérgio Rizzo

UMA TEMPORADA NA FRANÇA Crédito: Divulgação

Uma temporada na França

Uma temporada na França. (Crédito: Divulgação)

Em 18 de dezembro do ano passado, quando se celebrou mais um Dia Internacional do Migrante, a Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que existem hoje cerca de 258 milhões de migrantes – pessoas que deixaram seus países de origem para tentar a sorte em outro país ou mesmo continente. O Banco Mundial estima que, em 2017, eles foram responsáveis por remessas no valor de US$ 596 bilhões.
E os refugiados, aqueles forçados a se deslocar? Em 2016, totalizaram 65,6 milhões, dos quais 10,3 milhões se viram nessa situação pela primeira vez, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Diversos filmes realizados nos últimos anos abordaram o tema dos migrantes e dos refugiados, mas poucos com a dimensão humana de Uma temporada na França.
Escrito e dirigido por Mahamat-Saleh Haroun, natural do Chade (que fica na área de transição entre a África árabe e a negra) e radicado na França, o filme acompanha os percalços de uma família de Bangui, a capital da República Centro-Africana. Desde 2013, o país está em guerra civil por causa de confrontos entre milícias muçulmanas e cristãs. Cerca de 20% da população precisou abandonar suas casas. O Brasil passou a integrar, em 2018, a missão de paz da ONU no país.
Os personagens de Uma temporada na França são dois irmãos, professores, que se instalam em Paris; um deles, com a morte da mulher durante a fuga, precisa também cuidar dos dois filhos. O que lhes acontece no exílio forçado envolve preconceito, incompreensão e barreiras legais, mas também solidariedade – ainda que não em dose suficiente para eliminar o seu drama, especialmente doloroso no que diz respeito às crianças.

Leia também:

http://www.revistaeducacao.com.br/com-amor-simon-tem-trama-leve-e-afirmativa/

Autor

Sérgio Rizzo


Leia Arte e Cultura

Itaú Cultural Play_destaque

Filmes gratuitos sobre culturas ancestrais focam em professores 

+ Mais Informações
Diário de um Banana_destaque

A importância da escola é destaque em novo ‘Diário de um Banana’

+ Mais Informações
20220222-banner

‘Leia com uma criança’ foca em municípios vulneráveis

+ Mais Informações
Prêmio Jabuti_vencedores

Poesia de Fabrício Corsaletti é consagrada como livro do ano pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site