NOTÍCIA

Arte e Cultura

‘Com amor, Simon’ tem trama leve e afirmativa

Filme trata da dificuldade de assumir a homossexualidade na adolescência

Publicado em 17/05/2018

por Sérgio Rizzo

COM AMOR, SIMON capa Divulgação

Com amor, Simon

Divulgação

Psicóloga que atuou por muito tempo com adolescentes, inclusive num grupo de apoio em Washington (EUA) para crianças e jovens com não conformidade de gêneros, a americana Becky Albertalli inspirou-se nesse universo de atuação profissional para escrever os romances Os 27 crushes de Molly (Intrínseca, 320 págs., R$ 34,90) e Com amor, Simon (Intrínseca, 272 págs., R$ 34,90), cujos protagonistas são adolescentes às voltas com a escola, os amigos e a família.
O primeiro deles a chegar ao cinema foi Com amor, Simon, em breve nos serviços de streaming. Dois atores do filme – Katherine Langford e Miles Haizer – trabalharam antes na controvertida minissérie Os 13 porquês, que trata de bullying e de suicídio. Mas, embora as duas histórias tenham elementos em comum, a trama de Albertalli é bem mais leve e afirmativa, mesmo tratando da dificuldade de assumir a homossexualidade na adolescência.
Um componente importante do filme é o uso das redes sociais para a prática do bullying. A capacidade de um simples post criar um incêndio de proporções alarmantes, em um período de tempo muito curto, tem preocupado escolas e professores. Com amor, Simon reconstitui cuidadosamente um episódio em que adolescentes protagonizam um linchamento digital, iluminando aspectos que podem ajudar a desarmar essas bombas ou a reduzir o seu impacto.

Leia também:

Filme de gênero. Tema: transgênero

Autor

Sérgio Rizzo


Leia Arte e Cultura

Itaú Cultural Play_destaque

Filmes gratuitos sobre culturas ancestrais focam em professores 

+ Mais Informações
Diário de um Banana_destaque

A importância da escola é destaque em novo ‘Diário de um Banana’

+ Mais Informações
20220222-banner

‘Leia com uma criança’ foca em municípios vulneráveis

+ Mais Informações
Prêmio Jabuti_vencedores

Poesia de Fabrício Corsaletti é consagrada como livro do ano pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site