NOTÍCIA

Arte e Cultura

A montanha mágica

Entre a ficção e o registro documental, filme reconstitui passos de Gabriel Buchmann, carioca que morreu em 2009 após subir o Monte Mulanje, no Malauí

Publicado em 15/12/2017

por Gabriel Jareta

gabriel2 Entre a ficção e o registro documental, Fellipe Barbosa reconstitui os passos do amigo Gabriel Buchmann (Crédito: Divulgação)

Entre a ficção e o registro documental, Fellipe Barbosa reconstitui os passos do amigo Gabriel Buchmann

Entre a ficção e o registro documental, Fellipe Barbosa reconstitui os passos do amigo Gabriel Buchmann (Crédito: Divulgação)

A primeira cena de Gabriel e a montanha é um belo plano-sequência de dois lavradores ceifando a vegetação no monte Mulanje, no Malauí. Um deles encontra uma espécie de gruta camuflada com galhos e folhas, e dentro dela vê o corpo do homem branco desaparecido durante uma subida ao cume 19 dias antes – o local do esconderijo improvisado evitou que o corpo fosse avistado pelas equipes de busca. O homem branco (ou mzungu, na língua suaíli) é o economista Gabriel Buchmann, 28 anos, carioca, torcedor do Flamengo, que havia passado o último ano em uma viagem pelo mundo – da maneira “mais sustentável possível” – antes de partir para o doutorado nos Estados Unidos.
A partir do encontro do corpo, o filme volta 70 dias para contar a história de Gabriel vivo (interpretado pelo ator João Pedro Zappa). A base para o roteiro são suas anotações, e-mails que enviou para a família, fotos encontradas em sua câmera, relatos da namorada que foi encontrá-lo em parte da viagem na África e, principalmente, as memórias das pessoas que conviveram com ele no Quênia, na Tanzânia, em Zâmbia e no Malauí. É o caso do queniano que o presenteia com uma sandália feita de pneus utilizada pelos guerreiros masai, ou do refugiado congolês que deu ao filho o nome de Gabriel em homenagem ao amigo.
O diretor do filme, Fellipe Barbosa, cresceu com Gabriel no Rio de Janeiro e, ainda que não fossem amigos íntimos, estudaram juntos desde a infância e entraram na mesma faculdade. Essa relação próxima, no entanto, não se traduziu em um filme acrítico em relação ao seu personagem. Pelo contrário, Barbosa tenta mostrar Gabriel com honestidade: embora seja um jovem idealista e com um grande coração, também tem seus rompantes de egoísmo e teimosia, que se tornam mais evidentes na presença da namorada. Em alguns momentos, ele mostra ter uma certa ingenuidade, que rapidamente se transforma em desconfiança.
Por suas particularidades, o filme não se fixa a um gênero. Embora tenha muitas cenas de aventura, não se trata de uma história de “aventura”. Por vezes, tem um interesse documental e até etnográfico, mas o registro é predominantemente ficcional. O filme se propõe a desvendar esse personagem e seus motivos – um jovem que não se diz “branco”, mas brasileiro, e que mergulha na África para supostamente “pesquisar políticas públicas”, ainda que sua relação com os locais, mesmo aqueles que ele acabou de conhecer, seja guiada por um profundo sentimento de amizade. Não por acaso, seu pronome de tratamento preferencial é “brother”. Assim como seu protagonista, Gabriel e a montanha é um filme que se recusa a ser interpretado facilmente.
➤ Pessoas
O meio do caminho entre a ficção e o documentário no filme se deve também ao fato de que os personagens africanos estão interpretando eles mesmos no filme. São pessoas que Gabriel Buchmann conheceu na viagem e que foram encontradas pelos produtores e pelo diretor. Há também alguns “voiceovers” com lembranças dos locais a respeito do protagonista.
➤ Fellipe Barbosa
O diretor e Gabriel Buchmann estudaram no Colégio de São Bento, no Rio de Janeiro. Em seu filme anterior, Casa grande, Barbosa também se concentra em um aluno do tradicional colégio, que vê seus pais sucumbirem financeiramente e se apaixona por uma garota de origem pobre, que estuda em escola pública.


Filmoteca: jornadas e viagens

© Divulgação

© Divulgação

Uma História Real (Estados Unidos, 1999)
Aos 73 anos, Alvin Straight parte em viagem para encontrar seu irmão mais velho, vítima de um derrame, com quem ele não fala há muito tempo. Sem licença para dirigir, percorre o caminho em um cortador de grama. Baseado em uma história verdadeira.
 
.
© Divulgação

© Divulgação

A praia (Estados Unidos, Reino Unido, 2000)
Adaptado do livro de Alex Garland, acompanha a história de um viajante americano na Tailândia. Após encontrar um mapa de um vizinho de quarto suicida,  ele parte em busca de uma praia secreta. Mas a promessa de uma vida no paraíso tem seu preço.
 
.
© Divulgação

© Divulgação

A viagem de Chihiro (Japão, 2001)
A família de Chihiro, uma menina de dez anos, está de mudança para uma cidadezinha no interior do Japão. Um caminho errado, no entanto, os leva a uma cidade abandonada – e a menina parte para uma jornada em um mundo habitado por seres fantásticos.
 
.
© Divulgação

© Divulgação

Na natureza selvagem (Estados Unidos, 2007)
Um jovem recém-saído da universidade resolve doar todas suas economias para a caridade e parte em uma viagem sem rumo pelos Estados Unidos, até encontrar seu destino final no Alasca. Dirigido por Sean Penn, é baseado em fatos reais.
 
 
.

Autor

Gabriel Jareta


Leia Arte e Cultura

Itaú Cultural Play_destaque

Filmes gratuitos sobre culturas ancestrais focam em professores 

+ Mais Informações
Diário de um Banana_destaque

A importância da escola é destaque em novo ‘Diário de um Banana’

+ Mais Informações
20220222-banner

‘Leia com uma criança’ foca em municípios vulneráveis

+ Mais Informações
Prêmio Jabuti_vencedores

Poesia de Fabrício Corsaletti é consagrada como livro do ano pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site