NOTÍCIA
Psicanalista neozelandesa transitou por vertentes teóricas distintas e abordou temas espinhosos, entre eles as neossexualidades
Publicado em 10/11/2017
A metáfora teatral – que ocupa lugar de destaque em toda a obra de McDougall – é utilizada como eixo norteador. Para ela, o trabalho de elaboração psíquica e intelectual envolve a reconstrução de um drama particular que tem como palco o corpo – ora apenas biológico, ora potencialmente representável por meio das palavras. Essa reconstrução depende da capacidade de o indivíduo aceitar a existência do inconsciente e de tolerar as frustrações inerentes ao próprio processo de desenvolvimento. A autora considera que todos os sintomas – neuróticos, psicóticos, perversos ou psicossomáticos – são criações infantis numa tentativa de autocura.
Dirigido a todos aqueles que se interessam pela história do corpo, e pelas suas ressonâncias orgânicas na construção da psicossexualidade, o trabalho de Joyce McDougall mostra como esse corpo pode ser o teatro de experiências penosas no começo da vida. Certos distúrbios orgânicos, como asma, colite, úlcera, hipertensão, alergias, problemas cardíacos, respiratórios e ginecológicos, entre outros, podem ter significação simbólica relacionada com as soluções ódio/amor do começo da vida: os fenômenos somáticos, longe de constituírem uma “imposição genética”, traduzem antes uma necessidade de defesa contra a dor psíquica literalmente indizível (e consequentemente somatizada).
No início da vida, a criança se depara com uma série de descobertas traumáticas: a diferença dos sexos; o período edipiano, na sua dimensão homossexual e heterossexual, que a leva a desejar possuir os dois sexos. Segue-se, então, a maior ferida narcísica do ser humano: assumir sua monossexualidade e, num segundo momento, ter de se confrontar com a inelutável dimensão da morte que as escolhas provocam.
Dois conceitos centrais relativos às origens do eu sexual servirão de fio condutor em suas obras: a extensão do significado de bissexualidade psíquica e a profunda importância das fantasias relativas à cena primária. Por essas vias, serão analisados os sintomas psicossomáticos, as diversas formas de sublimações e criatividades, assim como a sintomatologia neurótica e as sexualidades chamadas “desviantes da norma-padrão”.
Normopatia e desafetação
Cunhados a partir da descrição de distúrbios decorrentes, na maioria dos casos, de desarmonias no vínculo afetivo com a mãe – que provocam a exclusão do aparelho psíquico de representações associadas a sentimentos e emoções –, os indivíduos que estão, aparentemente, adaptados à realidade são considerados “normais”, mas não desenvolvem afetos ou vínculos significativos. É preciso salientar que esses distúrbios não provocam sintomas psicóticos, como delírios e alucinações. Em contrapartida, apresentam uma cisão entre a mente e o corpo e provocam doenças orgânicas, psicossomáticas. Para a autora, o afeto pode ser sumariamente eliminado do ego. Essa operação psíquica leva o indivíduo a negar os conteúdos afetivos repudiados, privando-o do acesso a grande parte de sua própria realidade interna e impedindo-o de entrar em contato com todas as nuances emocionais de suas experiências.
Vale ressaltar que, para McDougall, a mera adaptação à norma não deve ser entendida como o objetivo principal de qualquer trabalho psicanalítico ou educativo, pois, quando isso ocorre, as particularidades que conferem riqueza à existência humana tendem a ser reprimidas ou recalcadas. Seguindo esse raciocínio, é possível pensar que, para a psicanalista, os adultos devem se preocupar em conferir certo caráter subversivo às suas práticas de transmissão de saberes.
Neossexualidades
McDougall também introduziu o termo “neossexualidades” na literatura psicanalítica para fazer referência às orientações sexuais desviantes da norma-padrão. O termo em questão não possui qualquer conotação moral, pois designa as soluções ilusórias homossexuais ou heterossexuais criadas pelo indivíduo para superar conflitos decorrentes da ambivalência em relação à masculinidade e à feminilidade. Além disso, reforça que tais soluções são importantes para a manutenção da identidade do sujeito. De acordo com McDougall, muitas vezes a sexualidade é utilizada como droga na tentativa de eliminar angústias primitivas associadas ao temor da fragmentação do próprio ego. Esse quadro patológico pode ser observado principalmente em sujeitos que vivenciaram excessos ou carências parentais. Para ela, esses sujeitos precisam ser ouvidos, para que possam expressar em palavras suas subjetividades, para além da linguagem corporal.
Joyce McDougall lançou nova luz para a compreensão das raízes do erotismo feminino. Certa vez lhe perguntaram se existiam diferenças, no contexto do processo analítico, entre analisandas heterossexuais e homossexuais. Ela respondeu que, embora os sintomas clássicos sejam basicamente os mesmos, a queixa da mulher heterossexual está mais relacionada com uma incapacidade de obter prazer, enquanto na homossexual a queixa refere-se a dar prazer à parceira. Propõe que o desenvolvimento da feminilidade é mais complexo do que a evolução da masculinidade, já que depende não apenas da superação do conflito edípico, mas, sobretudo, da estabilização do narcisismo, da intensificação do prazer erótico e da utilização criativa das identificações homossexuais.
Perversão
A autora reserva o termo “perversão” a situações em que um sujeito impõe suas fantasias a outro que não o consente, ou que não é responsável. Em última análise, não é o ato em si que é desviante, mas sim, sob quais circunstâncias determinada prática deixa de ser uma simples variação da sexualidade adulta para tornar-se sintomática. A compreensão da perversão, então, se dá a partir da destrutividade que o sujeito estabelece em relação a si ou ao outro, e não como uma forma de prática sexual que não se enquadra naquilo que é chamado de normalidade. Se os padrões da sexualidade humana são criados, e não inatos, para compreender os diversos aspectos das escolhas sexuais deve-se levar em conta o complexo sistema de identificações e contraidentificações, assim como o discurso parental – consciente e inconsciente – sobre a sexualidade: é a partir da interpretação desses elementos e baseado no que a criança percebe dos conflitos sexuais e desejos (inconscientes) dos pais, que ela construirá sua psicossexualidade.
Para a psicanalista, a ética da psicanálise e das práticas educativas seria a de assegurar os fatores que contribuem para a sobrevivência psíquica dos seres humanos. Adotar essa postura como valor fundamental é, consequentemente, respeitar o equilíbrio de cada sujeito, por mais sintomático que possa parecer.
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