Bett Educar 2017 foi palco do lançamento ou da exposição de pelo menos dois novos sistemas de ensino | Foto: Gustavo Morita
Produzir marcas e materiais direcionados para públicos-alvo distintos. Com esse objetivo estratégico, a Bett Educar 2017 foi palco do lançamento ou da exposição de pelo menos dois novos sistemas de ensino, ambos de grupos que já têm grande presença no mercado de educação brasileiro, o Sistema Educacional Brasileiro (SEB) e o inglês Pearson.
No caso da nova empresa da SEB, a Conexia, o grupo a qualifica como um “portfólio de soluções educacionais”, voltado a dividir com as escolas a experiência acumulada nas áreas de gestão e pedagógica, com foco em inovação. Há disponibilidade de soluções para, além dessas duas áreas, em materiais didáticos, tecnologia educacional e ensino a distância.
O modelo de negócios é diferenciado porque, como explica Thamila Zaher, diretora executiva do grupo SEB, as escolas podem comprar os itens que lhe interessarem de cada pacote, dimensionando seus gastos de acordo com suas necessidades e possibilidades. “A escola tem várias portas de entrada. Há soluções holísticas ou estanques. Às vezes a escola precisa apenas de soluções pontuais”, explica.
Já o grupo Pearson, uma das maiores empresas educacionais do mundo, também lança um novo produto, o sistema de ensino Atitude. Segundo Rafael Furtado, diretor de educação básica e ensino superior da Pearson, trata-se de um sistema que nasce aliado à estratégia global da Pearson, pautada no oferecimento de conteúdo e avaliações, aliados a serviços e tecnologia. A solução inclui material didático, formação de professores e tecnologia. O mercado-alvo são escolas privadas que não adotam nenhum sistema de ensino.
O novo sistema de ensino foca em um tripé para a formação do aluno: o desenvolvimento nos planos cognitivo, emocional e comportamental.
Autor
Redação revista Educação