Notícias

Semana de Ação Mundial oferece materiais gratuitos para atividades em defesa da educação pública

Iniciativa acontece em mais de 100 países desde 2003

Publicado em 17/05/2016

por Redação revista Educação

Semana de Ação Mundial oferece materiais gratuitos para atividades em defesa da educação pública

 

Divulgação
Panfleto da Semana de Ação Mundial (SAM) 2016

A Semana de Ação Mundial (SAM) 2016 será realizada entre os dias 30 de maio e 3 de junho. O objetivo da iniciativa é mobilizar a população em prol da educação pública através da realização de atividades geridas pelos próprios membros da comunidade, como seminários, rodas de conversa ou práticas nas salas de aula. São disponibilizados gratuitamente materiais de apoio, para que os interessados possam realizar suas próprias ações. Os conteúdos  podem ser baixados em  http://bit.ly/1R6Y67B

O tema da SAM neste ano é financiamento da educação. O assunto a ser trabalhado em todos os mais de 100 países participantes é escolhido de acordo com o cumprimento das metas internacionais e nacionais para a educação a cada ano. O intuito maior da SAM, desde sua crianção em 2003, é pressionar os governos para o  cumprimento de leis e tratados educacionais que melhorem a qualidade do ensino.

No Brasil, um dos focos da SAM é dar visibilidade ao Sistema Nacional de Educação (SNE), que passou a ser um encargo do Plano Nacional de Educação (PNE). A intenção é aumentar a responsabilidade dos estados e municípios com o ensino, e garantir recursos para que tenham autonomia e condições efetivas de desenvolver projetos.

Por aqui, a SAM é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entidade que tem como foco principal disseminar e implantar no país o Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi). O CAQi  estipula o o quanto é preciso investir em um  estudante por ano para garantir um padrão de qualidade do ensino público.

 

 

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site