NOTÍCIA
Criador de um método de aprendizagem ativa, o físico Eric Mazur conta como ajustou sua abordagem de ensino e melhorou o desempenho de seus alunos
Publicado em 30/07/2015
O autor do método de Aprendizagem pelos Pares (ou Peer Instruction) Eric Mazur descreverá sua experiência como professor na palestra “Confessions of a converted lecturer” (Confissões de um professor convertido). Ela acontece no no Instituto de Física da USP, em São Paulo, às 17h30 do dia 5 de agosto. No evento, o professor da Universidade de Harvard contará como foi o processo de transição de suas aulas, ajustando sua metodologia de ensino e melhorando a performance de seus alunos.
O Peer Instruction é um método de aprendizagem ativa que, entre outras coisas, transforma a transmissão da informação uma tarefa de casa e o sentido à informação uma tarefa do professor e dos colegas, em sala de aula. O método vem sendo adotado por universidades de todo o mundo, incluindo algumas brasileiras.
“Eu achava que eu era um bom professor, até que descobri que meus alunos apenas memorizavam informação em vez de aprender a compreender o material. Quem seria o culpado? Os alunos? O material? Vou explicar como cheguei à conclusão de que o culpado não era nenhum deles, mas a minha forma de ensinar”, afirma Mazur.