NOTÍCIA

Exclusivo Assinantes

Hannah Arendt para educadores

Autora faz uma reflexão sobre o sentido de educar a partir da obra da filósofa alemã

Publicado em 02/04/2014

por Redacao

Hannah Arendt para educadores

A obra de Hannah Arendt (1906-1975) tem despertado uma atenção cada vez maior dos educadores e, evidentemente, não faltam razões para essa acolhida. Em parte, ela se deve à originalidade, força e independência de seu pensamento: um inconformismo radical temperado por uma fé na natalidade como a revelação de um novo alguém no mundo, um ser singular capaz de começar algo novo e imprevisto e, assim, renovar o mundo comum.

No âmbito da educação, Arendt é frequentemente lembrada em razão do ensaio A crise na educação, integrado à coletânea Entre o passado e o futuro. Faltava, entretanto, uma reflexão que relacionasse o ensaio ao conjunto de sua obra. É exatamente essa lacuna que a obra Educação em Hannah Arendt: entre o mundo deserto e o amor ao mundo, de Vanessa Sievers de Almeida, vem preencher.

#R#

Com rigor e clareza, a autora revela a dimensão política que Arendt atribui à educação tomando como ponto de partida a noção de amor mundi: não se pode educar sem que haja um apreço pelo mundo e pelos recém-chegados (nossos alunos) a ele. Amor esse que se dirige tanto ao passado, pela iniciação numa herança pública, simbólica e compartilhada, como ao futuro: desejar que o mundo perdure e que a ação educativa cultive entre os alunos um sentimento de pertença ao mundo.

Arendt sublinha que “A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele (…), onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo”. Na aparente singeleza desse duplo amor é que Vanessa tece os fios de sua narrativa. O amor mundi, um conceito que Arendt não chegou a sistematizar, torna-se a moldura por meio da qual a autora percorre com originalidade e segurança as tensões, ambiguidades e aporias de um pensamento sempre em movimento que recusa a ausência de sentido (a desertificação, o não mundo) e aposta no “pensar que reconcilia” e no “agir que transforma”.

O que significa educar quando o mundo se encontra de pernas pro ar, quando nós, educadores, não nos sentimos muito à vontade nesse mundo para o qual, na perspectiva de Arendt, somos responsáveis? Por fim, como dizer a esses recém-chegados que são nossos alunos: “Queremos que este nosso mundo seja de vocês também”?

Entre o mundo deserto e o amor ao mundo não oferece garantias, tampouco saídas fáceis à crise da Educação. Entretanto, se pensar é buscar sentido e se o “sentido não se esgota, mas pode sempre ser atua­lizado nas histórias que narramos”, a narrativa de Vanessa, mais do que um convite à busca de um sentido para a formação, é um chamado ao pensar e ao julgar o que estamos fazendo. Agindo em concerto e tendo Vanessa por companhia, talvez seja possível deter a tempestade.

Maurício Liberal Augusto, doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp)

Autor

Redacao


Leia Exclusivo Assinantes

Janela

Livro reúne crônicas de Rubem Braga em que meio ambiente é o personagem...

+ Mais Informações
shutterstock_313288676

Oito transformações recentes da língua portuguesa e como a escola deve...

+ Mais Informações
iStock_000013978039Large

Escassez de laboratórios de ciências nas escolas brasileiras limita...

+ Mais Informações
DSC_0018

Escolas oferecem disciplinas para facilitar ingresso em universidades...

+ Mais Informações

Mapa do Site