Notícias

Pisa eletrônico

A partir de 2015 as provas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes serão eletrônicas

Publicado em 05/11/2013

por Camila Ploennes

As provas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2015 serão eletrônicas. A informação foi passada à Educação pela assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), após um pedido de entrevista feito pela redação ao gerente do Pisa no Brasil, que não foi autorizado pelo órgão a responder diretamente à reportagem. Os resultados do exame de maio de 2012 serão divulgados em dezembro de 2013, em data a ser definida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que elabora o Pisa.

Ainda segundo o Inep, em 2012, a avaliação eletrônica foi realizada em uma amostra de 247 escolas, do total de 902 que participam do Pisa no Brasil. Por meio de sorteio, 18 estudantes de cada escola selecionada para a prova eletrônica fizeram o teste por escrito e, no dia seguinte, fizeram também a avaliação no computador. Ou seja, 4.446 alunos participaram das duas modalidades – 17,29% da amostra total, formada por 25.700 estudantes.

A cada três anos, o Pisa avalia o desempenho em leitura, matemática e ciências de estudantes que têm entre 15 e 16 anos e estão matriculados no ensino regular, público ou particular, de 65 países. Toda edição o exame tem um foco diferente: em 2012, a ênfase da prova foi em matemática.

Autor

Camila Ploennes


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site