Notícias

Educação em pauta

Programação geral do evento de tecnologia tem atividades voltadas à educação nesta semana

Publicado em 29/01/2013

por Camila Ploennes

A revista Educação vai à Campus Party, evento de tecnologia que acontece nesta semana em São Paulo, para acompanhar debates e palestras que relacionam temas educacionais e tecnológicos. Você pode acompanhar as principais discussões e impressões no twitter e no site.
Diferentemente do ano passado, não haverá o EducaParty, programação paralela voltada especificamente à área. Mas separamos aqui as principais mesas de discussão e palestras da programação geral que podem ser úteis a professores, alunos, gestores e demais interessados em educação e tecnologia.

Terça-feira (29/1)
 
17h-18h [Palco Arquimedes]Palestra: Pesquisa TIC Kids Online Brasil: uso seguro da internet, riscos e oportunidades
O que os pequenos internautas procuram na rede? As possibilidades de acesso ao conhecimento e os riscos que a internet apresenta às crianças serão expostos por Tatiana Jereissati, coordenadora da Pesquisa TIC Kids Online Brasil 2012.

19h- 20h [Palco Principal]Palestra: Marc Prensky
O especialista tenta explicar as diferenças entre as necessidades de aprendizado dos “nativos digitais” e as dos “imigrantes digitais”, termos cunhados por ele.
 
20h30-21h30 [Palco Hypatia]Mesa: Jovens talentos na escola – como lidar?
Como estimular os estudantes a desenvolver seus talentos e seu potencial criativo?
Esta questão será debatida por: Guilherme Hartung, professor de matemática e orientador tecnológico na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, que trabalha como designer instrucional e pedagógico de objetos digitais; Renan Protector, estudante de Engenharia da Computação na UFRJ; Lucas Teske, aluno de Sistemas de Informação na Universidade Federal de São Carlos que trabalha no EnergyLabs Brasil, site que colabora com interessados pelas áreas de Programação, Computação, Eletrônica, Física, Química, entre outros; Maíra Habimorad, professora dos Programas de Especialização da Fundação Dom Cabral, com mais de 10 anos de experiência em recrutamento, seleção e gestão de programas de desenvolvimento de trainees, estagiários e gestores. A discussão será mediada por Françoise Trapenard, presidente da Fundação Telefonica Vivo.
 
Quarta-feira (30/1)
 
11h15-12h30 [Palco: Cross Space]Palestra: Wikipédia e o futuro da educação (Educação sólida em um mundo líquido)
Ferramentas colaborativas podem incentivar o aprendizado? Esse tipo de questão será abordado na palestra de Everton Zanella Alvarenga, físico que trabalha como Web Developer e consultor de TI, e que está envolvido com vários projetos de cultura livre e grupos como a Wikimedia Foundation.
 
Quinta-feira (31/1)
 
11h15-12h30 [Palco: Cross Space]Palestra: Gamificação da Pedagogia
A produção de jogos em sala de aula como nova prática de ensino e o processo de produção de games educacionais de história e geografia estão em pauta na palestra de Rodrigo Ayres de Araújo, graduado em História e pós-graduado em Programação e Produção de Games, com 16 anos de experiência em salas de aula de colégios públicos e privados de São Paulo e Santa Catarina.
 
11h15-12h30 [Palco: Hypatia]Mesa: Empreendedores pela educação
O que os educadores pensam sobre novas ferramentas criadas por startups para as escolas? O tema será discutido por: Maria Elizabeth de Almeida, coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP em Currículo, linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação; Carlos Souza, engenheiro e fundador do portal de videoaulas Veduca; Cláudio Sassaki, co-fundador da startup Geekie; Samir Iásbek, fundador da startup Qranio.com; Camila Haddad, fundadora da startup Cinese.
 
Sábado (2/2)
 
15h30-16h30 [Palco Pitágoras]Palestra: O papel das redes sociais como ferramenta auxiliar no processo de ensino
Como os professores podem planejar o uso das redes para criar ambientes de aprendizado colaborativos e que estimulem a autonomia dos alunos? Este é o asusnto da palestra de Luiz Pena, docente do curso técnico de Redes e Infraestrutura do Senac, professor da ETEC Suzano (Centro Paula Souza), pesquisador de Web 2.0 e redes sociais.

Autor

Camila Ploennes


Leia Notícias

instituto-anima-curso-de-extensao-professor-sp

Secretaria de SP e Instituto Ânima oferecem 5 mil vagas para cursos de...

+ Mais Informações
IMG_5225 (1)

Na educação infantil, é preciso estimular espaços de imaginação para...

+ Mais Informações
2024_07_23_Tatiana_Klix_Foto_Wanezza_Soares-1756-Edit (1)

Brasileira está entre finalistas de premiação internacional de...

+ Mais Informações
PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações

Mapa do Site