Notícias

A Partícula de Deus e a física

Como os professores podem relacionar o bóson de Higgs a conteúdos da disciplina

Publicado em 14/09/2012

por Redação revista Educação

A comunidade científica teve motivos de sobra para comemorar o mês de julho. Uma das maiores conquistas científicas dos últimos 30 anos foi anunciada: a descoberta do bóson de Higgs, mais conhecido como a Partícula de Deus.

O Grandes Temas de setembro, “Partícula maldita“, explica a origem dessa teoria da física de partículas, o motivo de seu nome e a experiência que conseguiu comprovar sua existência. Apesar de o bóson de Higgs ser uma tecnologia de ponta e ter sido descoberto recentemente, os professores de física podem utilizar a notícia para articular conteúdos em sala de aula. É o que explica o professor Ronaldo Carrilho, do Anglo Vestibulares.

+ Entenda mais sobre o bóson de Higgs

FÍSICA

“O bóson de Higgs é uma tecnologia de ponta que está completamente fora da grade curricular. No entanto, é possível traçar um paralelo na hora de estudar como novas partículas são detectadas.  Para realizar esses experimentos, normalmente é necessário provocar colisões, que é um tema da grade curricular do ensino médio. Antes da colisão, é necessário acelerar as cargas elétricas e, para isso, deve-se ter conhecimentos sobre campo elétrico e campo magnético. Por meio da análise de conservação de energia e conservação da quantidade de movimento é possível inferir a existência de uma partícula.

A experiência responsável pela descoberta do bóson de Higgs é, portanto, um bom exemplo de colisão de partículas para estudar conteúdos do ensino médio.  A função de qualquer professor é trazer, sempre que possível, a disciplina para o dia a dia do aluno. Se os professores puderem contextualizar e trazer para a realidade dos jovens um fato novo e que usa uma teoria que eles estão aprendendo, o assunto se torna muito mais interessante.”
Ronaldo Carrilho, professor de física do Anglo Vestibulares

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site