NOTÍCIA

Exclusivo Assinantes

Inversão da violência

A agressão física e psicológica praticada por professores é um fenômeno que exige mais atenção por parte dos currículos de formação

Publicado em 28/09/2011

por Redacao


Images.com/Corbis/Corbis (DC)/Latinstock

“E quando é a professora que comete bullying?” Esse é o título de um post no blog pessoal da jornalista Leonor Macedo, no qual ela narra o dia em que o filho de 9 anos chegou em casa contando que a professora havia chamado, diante de toda a sala, um colega de “menininha”. O motivo? O garoto estava escrevendo “cartas de amor”. “Ih, fulano! Tá escrevendo essas coisinhas é? Tá virando menininha?”, teriam sido as palavras da professora. Dias depois, a jornalista foi à escola do filho questionar a professora sobre o assunto. Ela negou ter dito isso, mas a desconfiança permaneceu e rendeu a história que está contada no blog eneaotil.wordpress.com.

Afinal, quão grave é uma professora chamar um aluno de 9 anos de “menininha”? Será que se expressar dessa maneira é tolerável dentro de um contexto que reproduz – ou até amplifica – os conflitos do cotidiano? Para muitos pais, isso poderia passar despercebido, mas para pesquisadores do tema, uma ofensa do tipo – em uma escola particular de um bairro de classe média da capital paulista – mostra que a violência psicológica ou simbólica (e em alguns casos, física) é muito mais presente do que se imagina no dia a dia da escola.

Na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Araraquara, a professora Marilda da Silva conduz uma pesquisa que traz à tona novos elementos sobre a questão da violência em ambiente escolar. Desde 2004, como um exercício de aula, ela recolhe histórias de escolarização de seus alunos do curso de pedagogia. São relatos de toda a memória que eles têm desde o primeiro dia de aula na educação infantil até o ingresso na faculdade. A intenção é fazer com que os futuros professores percebam como a didática foi vivida enquanto eram alunos e como poderá ser quando chegarem ao mercado de trabalho. Em geral, são de 80 a 90 histórias por ano. Os autores têm em torno de 20 anos e, em sua maioria, são de classe média e oriundos de escolas públicas. Um traço comum a todos os textos, no entanto, chamou a atenção da pesquisadora: o relato de violência cometida pelo professor contra o próprio aluno ou, pelo menos, cometida contra colegas e presenciada em sala de aula. “A violência (por parte dos professores) está presente em 100% dos relatos. E mesmo que tenha acontecido com um colega, foi forte a ponto de o aluno se lembrar disso e relatar”, diz.

Marilda cita casos de violência física (jogar apagador no aluno, esfregar a cabeça na carteira), mas a maior parte das ocorrências é de violência psicológica, em que o professor se vale do poder simbólico para xingar e humilhar alunos. Isso envolve preconceito de classe, de etnia, de gênero e de orientação sexual. “Geralmente acontece numa relação em que o aluno não sabe o conteúdo”, conta. Com os relatos de violência em mãos, o passo seguinte foi mapear a produção bibliográfica sobre o tema em teses e dissertações. A pesquisadora, com a ajuda de duas orientandas, levantou 219 pesquisas sobre violência escolar produzidas no Brasil no período entre 2001 a 2009. Desse total, apenas 11 (ou cerca de 5% da produção) tratavam da violência por parte do professor. “A produção de conhecimento está priorizando o agente aluno como responsável pela violência escolar”, ressalta.

De casa
A alta incidência de relatos de violência por parte de professores não surpreende Marcia Oliveira, coordenadora da campanha “Não Bata, Eduque”, rede criada em 2005 e que envolve diversas entidades em prol dos direitos das crianças e contra os castigos físicos e humilhantes. “É muito mais fácil colocar o foco no aluno, mas a escola é um ambiente historicamente violento e repressor”, diz. Além disso, o comportamento em ambiente escolar seria uma reprodução do comportamento que esses mesmos professores têm em casa. “Provavelmente muitos professores repetem o que fazem com os próprios filhos. Como bater para educar é muito natural, eles acabam reproduzindo, principalmente na educação infantil”, observa.

O uso da violência para disciplinar ou repreender o aluno é cada vez menos tolerado na sociedade. Embora a rede “Não Bata, Eduque” defenda que haja instrumentos legais específicos para esses casos, a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, foi um passo importante para reduzir a possibilidade de castigo físico na escola. Apenas para ilustrar essa mudança, hoje há um consenso de que usar a palmatória ou fazer a criança ajoelhar no milho como castigo não são mais práticas aceitáveis – diferente do que acontecia há 40 anos. Sandra Machado Lunardi Marques, do grupo Formação de Professores e Cotidiano Escolar, da PUC-SP, explica que a violência “autorizada” passou a não ser mais tolerada dentro de um contexto histórico que começou no movimento da Escola Nova, na primeira metade do século passado, e atingiu seu auge na década de 1960 com a tese da “pedagogia não repressiva” (uma das bandeiras dos movimentos populares de maio de 1968).

O autoritarismo escolar foi retratado no cinema em ambas as épocas. Em 1933, Jean Vigo filmou Zero em comportamento, que abordava a revolta de garotos de um colégio interno contra a disciplina severa da instituição. Vinte e seis anos depois, François Truffaut produziu Os incompreendidos, cuja tônica era a mesma: a rebeldia infantil contra a opressão adulta. “O termo ”pedagogia não repressiva” adquiriu um sentido amplo que envolveu desde o repúdio aos castigos físicos, às cátedras universitárias, aos currículos tradicionais, aos métodos de ensino e sistemas de avaliação, até aos novos temas que mobilizavam a juventude. Criou-se um consenso contra os castigos físicos e a violência em geral, o que não significa que seja fácil coibi-la na prática”, explica.

A pesquisadora afirma que o dever da escola não é reproduzir a violência, mas oferecer segurança e proteção para que o trabalho educativo se desenvolva. “Esta condição não é garantida com muros altos, instalação de câmeras internas e externas ou colocando um policial em cada entrada”, continua. Para ela, a escola hoje é um cenário de enfrentamentos, e a polarização entre professor e aluno é mais um entre outros conflitos que permeiam esse ambiente. “Existe uma violência institucional que flagela alunos e professores”, diz, citando, por exemplo, as condições inadequadas de trabalho, a rigidez das normas internas ou as problemáticas relações hierárquicas.

Questão aberta

Divulgação
Os incompreendidos, de François Truffaut: retrato do autoritarismo escolar

Saber como lidar com a violência praticada pelos professores está longe de ser um tema pacífico. Cenas de agressão contra docentes, depredação do patrimônio, brigas entre alunos e o bullying, tema da moda, estão presentes nos noticiários e é comum encontrar quem defenda rigidez ainda maior dentro da escola. Por isso, observa Marilda da Silva, nem sempre está claro para o próprio professor quais são seus limites. “Chamar um aluno de ”menininha” é uma humilhação. Jamais um professor poderia fazer isso, ainda mais nessa situação de contato com a leitura e escrita”, diz. O mesmo vale para xingamentos como “burro” ou dizer que o estudante “nunca vai ser nada na vida”. Para Marcia, do “Não Bata, Eduque”, há uma regra básica para definir o que deve e o que não deve ser aceito na relação professor-aluno: “a premissa é não tratar o outro como você não gostaria de ser tratado”.

Marilda acredita que agora é preciso desdobrar a questão da violência docente e tentar examinar as causas desse fenômeno, inclusive para saber em que medida o aluno violento não seria um produto dos próprios conflitos vividos dentro da escola. “Os dados da pesquisa não são para ”incriminar” o professor, mas para mostrar como a profissão docente é tensa e desgastante. Todos sabem o que precisa ser feito: melhores salários, melhores condições de trabalho, mas acho importante olhar para além do aluno como problema”, afirma a professora.

O currículo dos cursos de pedagogia e formação de professores também deve estar preparado para abordar essa questão de maneira mais abrangente. “A complexidade e gravidade da violência escolar está exigindo dos pesquisadores um novo paradigma para a formação dos professores que os prepare para a discussão e enfrentamento dos problemas educacionais conjuntamente”, ressalta Sandra Marques, da PUC-SP. Para ela, a questão da violência deve fazer parte dos estudos dos futuros professores, assim como discussões mais próximas da sociedade atual e da vida de crianças e adolescentes nas grandes cidades. Também a abordagem em relação à violência não deveria ser tratada como algo pontual, mas sim como um fenômeno presente nas relações entre alunos, professores e funcionários.

De acordo com Marcia, também é um erro acreditar que os professores violentos estejam nas escolas de regiões mais violentas, e isto deve ser levado em conta ao se elaborar estratégias para combater o problema. “A violência é bem democrática nesse sentido, não escolhe classe social. Se há uma diferença, é que as famílias pobres buscam mais a polícia ou o posto de saúde (caso o filho seja agredido na escola), enquanto os mais ricos procuram um psicólogo e mudam o filho de escola”, observa. Ela afirma que soluções pacíficas de resolução de problemas, como a mediação de conflitos (abordada na edição 173 de Educação), têm dado muito mais resultados para abordar questões disciplinares. “Mesmo pais agressores usam a desculpa de que bateram para educar, mas temos certeza de que há mil outras maneiras de educar”, conclui.

Autor

Redacao


Leia Exclusivo Assinantes

Janela

Livro reúne crônicas de Rubem Braga em que meio ambiente é o personagem...

+ Mais Informações
shutterstock_313288676

Oito transformações recentes da língua portuguesa e como a escola deve...

+ Mais Informações
iStock_000013978039Large

Escassez de laboratórios de ciências nas escolas brasileiras limita...

+ Mais Informações
DSC_0018

Escolas oferecem disciplinas para facilitar ingresso em universidades...

+ Mais Informações

Mapa do Site