A revista Educação é uma publicação da RFM Editores com 28 anos. É dirigida a profissionais da área educacional de ensino básico, tanto da rede pública quanto da particular.
Educadores, gestores e outros profissionais da área acompanham as principais questões relacionadas a políticas públicas, inovações no setor, literatura, pedagogia e cultura. Ao longo dos anos, a revista se consagrou por abordar temas polêmicos e profundos.
Sua credibilidade e seriedade jornalística e o respeito dedicado à inteligência do leitor se refletem em importantes prêmios e na colaboração de reconhecidos jornalistas e educadores.
Educação teve como primeiro editor e autor do projeto editorial, o jornalista Marco Antonio Araujo, que dirigiu a revista de 1997 a 2002. Em 2003, o jornalista Gilberto Dimenstein foi consultor editorial da revista. De 2002 a até o início de 2005, a revista foi editada por Carolina Costa. De 2005 até o final de 2006, o professor e crítico de cinema Sérgio Rizzo esteve à frente da redação. De 2007 até agosto de 2011, o jornalista Rubem Barros foi responsável pela edição da revista. A jornalista Beatriz Rey editou a publicação até final de 2011 e, depois, Juliana Holanda, até meados de 2015. Em junho de 2015, Rubem Barros voltou a editar a revista, permanecendo até 2017. Quem retornou em 2018 foi novamente Marco Antonio Araujo. E junho de 2020, o jornalista e fundador da Editora Segmento, Edimilson Cardial, assumiu a direção editorial. Desde 2021 a responsável pela edição da revista é a jornalista Laura Rachid.
Conceituada no ramo como uma publicação diferenciada e de alta qualidade, a Educação coleciona prêmios importantes:
– Menção Honrosa do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo (concedido pelo Instituto Ayrton Senna, em 1998);
– Jornalista Amigo da Criança (concedido pela Andi, Unicef e Abrinq, em 1998);
– Jornalista Amigo da Criança (concedido pela Andi, Unicef e Abrinq, em 2000);
– Prêmio Aberje, categoria estadual (concedido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje, em 2001)
– Prêmio Aberje, categoria nacional (concedido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje, em 2001)
– Jornalista Amigo da Criança (concedido pela Andi, Unicef e Abrinq , em 2001)
– Menção Honrosa no 24º Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos (pela matéria “Intolerância – Nem as Escolas Escapam”, em 2004)
– XXI Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo (concedido pela OAB/RS e Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, em 2004)
– Finalista do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo em 2006 (com a matéria “Nenhum Remédio Educa”, em 2006 )
– Pré-finalista do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo em 2010 (com a matéria “Cotidianos em contraste”)
– Vencedora da categoria Educação Básica do Prêmio Andifes de Jornalismo de 2013 (com a reportagem “Fora do Lugar”, de Camila Ploennes)
– Menção Honrosa no Prêmio Undime de Jornalismo de 2015 (com a reportagem “O difícil retorno”, de Christina Stephano de Queiroz)
Educação chega para os assinantes de todo o Brasil por impresso e/ou digital pela RFM Editores. Sua tiragem atinge a média de 25 mil exemplares por edição. A Plataforma Educação é composta pela revista impressa e digital, site, redes sociais, newsletters e eventos.