NOTÍCIA
Com atuação em comunidades marginalizadas da Índia, Rouble Nagi reduziu as taxas de evasão escolar em mais de 50%
Na quinta-feira, 5 de fevereiro, a educadora indiana Rouble Nagi foi anunciada como a vencedora do Global Teacher Prize, o prêmio ‘Nobel da educação’, pela Varkey Foundation. O reconhecimento se deu pela dedicação de Rouble em tornar o aprendizado acessível às comunidades marginalizadas da Índia. Nas últimas duas décadas, a educadora estabeleceu mais de 800 centros de aprendizagem em mais de 100 comunidades e vilarejos carentes, reinventando paredes abandonadas como murais educativos interativos que despertam a curiosidade e o engajamento.
A vitória de Rouble foi anunciada em Dubai, Emirados Árabes Unidos, onde, dias antes, a brasileira Débora Garofalo foi reconhecida como a professora mais influente do mundo pela Varkey Foundation.

Rouble Nagi recrutou e treinou mais de 600 educadores voluntários (foto: reprodução/Instagram @roublenagi)
Os murais de Rouble ensinam de tudo, desde alfabetização e matemática até higiene e consciência ambiental, e funcionam como verdadeiras salas de aula a céu aberto que atraem as crianças para o aprendizado, envolvem os pais e transformam bairros inteiros em parceiros na educação.
Por meio de sua organização, a Fundação de Arte Rouble Nagi (RNAF, na sigla em inglês), Rouble estabeleceu mais de 800 centros de aprendizagem em toda a Índia – espaços seguros e inspiradores em mais de 100 comunidades e vilarejos carentes, onde crianças que nunca frequentaram a escola podem iniciar um aprendizado estruturado e serem reintegradas ao ensino regular. Os centros também apoiam crianças já matriculadas na escola, oferecendo reforço escolar, apoio emocional e enriquecimento criativo. Nas últimas duas décadas, a educadora ajudou a inserir mais de um milhão de crianças no sistema formal de ensino por meio da arte.
A educadora foi selecionada entre mais de 5.000 indicações e candidaturas de 139 países. Para Sunny Varkey, fundadora do Global Teacher Prize, da GEMS Education e da The Varkey Foundation, Rouble Nagi representa o que há de melhor no ensino. “Coragem, criatividade, compaixão e uma crença inabalável no potencial de cada criança”, lista. “Ao levar a educação às comunidades mais marginalizadas, ela não apenas transformou vidas individuais, mas também fortaleceu famílias e comunidades. Seu trabalho nos lembra que os professores são a força mais poderosa para o progresso em nosso mundo.”

Os murais de Rouble ensinam de tudo, desde alfabetização e matemática até higiene e consciência ambiental (foto: reprodução/Instagram @roublenagi)
Rouble viaja extensivamente pela Índia, trabalhando diretamente com crianças nos centros de aprendizagem e orientando os professores que os lideram. Ela recrutou e treinou mais de 600 educadores voluntários e remunerados, criando um modelo escalável que atende às necessidades das crianças onde elas estão – academicamente, socialmente e economicamente. Suas salas de aula frequentemente operam em condições extremamente desafiadoras, marcadas pela pobreza, trabalho infantil, casamento precoce, frequência irregular e falta de infraestrutura básica. Em vez de encarar essas realidades como barreiras, Rouble estrutura a educação em torno da vida real: horários flexíveis para crianças trabalhadoras, aprendizado prático com materiais reciclados e habilidades práticas que demonstram valor imediato para as famílias. Como resultado, seus programas reduziram as taxas de evasão escolar em mais de 50% e melhoraram significativamente a permanência na escola a longo prazo.
Rouble Nagi planeja usar o prêmio de US$ 1 milhão para construir um Instituto de Capacitação, oferecendo treinamento profissional e em alfabetização digital gratuitos para ajudar a transformar as oportunidades de vida de milhões de crianças e jovens marginalizados.
Conteúdo produzido com informações divulgadas pela The Varkey Foundation.
——
Revista Educação: referência há mais de 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica