NOTÍCIA
Encontro é voltado a lideranças de escolas e acontece nesta terça-feira, 7 de outubro, em São Paulo (SP); programação inclui painéis com Débora Garofalo e Maya Eigenmann, além de muitos outros nomes da educação
Acontece nesta terça-feira, 7 de outubro, em São Paulo (SP), o evento presencial de 2025 da revista Educação. Com o tema Em tempos turbulentos, como manter a escola firme, o encontro conta com painéis que buscam refletir sobre alguns dos desafios da gestão escolar no mundo atual, marcado por mudanças cada vez mais rápidas.
O evento é promovido pela Academia Líderes de Educação*, uma iniciativa da revista Educação, e voltado a lideranças de escolas. Os ingressos estão esgotados. Contudo, no site e nas redes sociais da revista, será possível acompanhar a cobertura completa da programação.
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Edição de outubro/2025 da revista Educação: veja destaques
Educação brasileira nos últimos 30 anos: entre conquistas e tropeços
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Os temas a serem discutidos incluem engajamento comunitário, gestão de dados, diversidade e liderança escolar, formação de líderes, além da educação para lidar com desafios e resolver conflitos.
A lista completa dos painéis e palestrantes está disponível abaixo. Confira.
Palestrante:
Mediação:
Este painel destaca como o engajamento comunitário é capaz de gerar impacto social, educacional e humano profundo. A partir de experiências reais, nota-se como a colaboração fortalece vínculos, promove inovação e cria soluções sustentáveis. Mais do que somar esforços, trata-se de cultivar uma rede de cuidado que transforma realidades e inspira futuros possíveis.
Palestrantes:
Mediação:
Considerando o contexto atual, neste painel, Meire Nocito destaca que é preciso pensar na possibilidade de estabelecer uma cultura institucional pautada no cuidado e na promoção do bem-estar da comunidade escolar. Portanto, a criação de espaços dialógicos, de escuta ativa, de acolhimento, de aprendizado e de troca de experiências necessita ser estrategicamente ampliada, a fim de dar voz a todos os atores da escola: alunos(as), educadores(as) e famílias.
Já Adriana Kac compartilha nesta conversa que na nova era da gestão por dados, a liderança escolar do século 21 assume uma nova responsabilidade: articular múltiplas fontes de informação, como dados de desempenho, avaliações externas, diagnósticos cognitivos e análises internas, para garantir que cada aluno receba os estímulos necessários ao desenvolvimento pleno de seu potencial. O futuro da educação depende menos de resultados finais isolados e mais da capacidade de acompanhar, com inteligência e sensibilidade, toda a jornada de aprendizagem.
Palestrantes:
Mediação:
Trajetórias diferentes, resultados compensadores. Certamente todos conhecem a Fundação Bradesco, que foi criada nos anos 1950 para trabalhar com a inclusão de crianças na escola. Poucos conhecem a CETEB (Fundação Centro de Educação Tecnológica da Bahia), organização criada em 1998, na Bahia, que mantém uma escola em Feira de Santana, e há 4 anos administra 4 escolas públicas de Minas Gerais. O que essas histórias têm em comum? Que há vários caminhos para se chegar à excelência na educação. Esse painel vai mostrar que se deve estar aberto a novas experiências. Esses depoimentos vão quebrar verdades cristalizadas.
Palestrantes:
Mediação:
Sociedade fluida, crianças conectadas, métodos de aprendizagem se transformando. Como as empresas parceiras de escolas pesquisam, entrevistam especialistas, buscam novos caminhos que ajudem as escolas a enfrentar tantas mudanças? Líderes de empresas de educação nos desvelam como é a busca para se antecipar ou pelo menos andar no mesmo compasso que as escolas, crianças e famílias? Conversa imperdível.
Palestrante:
Mediação:
Tecnologia deixou de ser apenas uma ferramenta para se tornar um elo essencial entre o presente e o futuro da educação. Nesta palestra, vamos explorar como soluções inovadoras podem transformar a experiência de ensino e aprendizagem, tornando-a mais inclusiva, interativa e eficiente. Com base na atuação da Lenovo no setor educacional, apresentaremos estratégias e casos que mostram como a tecnologia conecta pessoas, potencializa talentos e prepara as novas gerações para os desafios do mundo digital e IA como aliada.
Palestrantes:
Mediação:
O trato pedagógico da diversidade é um direito de todos e um dever de todas as escolas. A mesa vai discutir os princípios e estratégias dos projetos pedagógicos da Escola Vera Cruz (Alto de Pinheiros) e da EMEF Professora Maria Aparecida Rodrigues Cintra (Vila Marina) para que este direito seja efetivado e qual o papel das lideranças das escolas nesse processo.
Palestrante:
Mediação:
A liderança pedagógica está entre os fatores que mais impactam a qualidade das aprendizagens, uma vez que incide sobre o trabalho dos(as) professores(as), o desenho da escola enquanto organização, e o clima escolar. Sendo assim, a habilidade de liderar tem papel central para a melhoria da educação.
Longe de ser uma característica inata da personalidade, a liderança é uma competência profissional que pode ser aprendida mediante a apropriação de um conjunto de práticas que, atualmente, compõem percursos formativos especialmente voltados à aprendizagem de processos, ferramentas e de uma cultura de aprendizado que favoreçam o ensino eficaz.
Palestrante:
Mediação:
Abordagem educacional que se foca no desenvolvimento integral da criança, promovendo o bem-estar emocional, competências socioemocionais e habilidades para a vida, em vez de métodos punitivos.
Palestrante:
Mediação:
Neste painel, será abordado o fato de que há um esvaziamento do que é o ‘conhecimento’ e do que é a ‘escola’. Tanto que dizem: “o aluno pode aprender em qualquer lugar”. Portanto, a escola deixa de ser importante, uma vez que confundem ‘qualquer tipo de conhecimento’ com ‘conhecimento escolar’ — sendo que esse último tem uma tarefa social delegada.
Essa obsolescência da figura docente, do título, não é explícita. Segundo Fernando Almeida, “a nós, educadores, cabe perceber que isso faz parte de um plano geral de substituir o conhecimento escolar por conteúdos dados pela inteligência artificial (IA) e pelas plataformas cognitivas. E reforço que não sou contra a tecnologia. O que não se pode é pular de cabeça nessa piscina, porque ela é vazia”.
*Inicialmente, o painel teria como palestrante Fernando José de Almeida (filósofo, pedagogo e gestor escolar), que não poderá comparecer ao evento. Com isso, Débora Vaz será a responsável pela palestra; já Edimilson Cardial ficará a cargo da mediação. O texto foi atualizado em 6 de outubro, às 13h44.
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