NOTÍCIA
Evento acontece entre 30 de outubro e 1º de novembro, em São Paulo (SP); inscrições estão abertas
Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2025, a Faculdade Rudolf Steiner (FRS), em São Paulo, realizará o VI Congresso Internacional com o tema Contemplar saberes: fenomenologia para uma educação transformadora. O encontro reunirá pesquisadores, educadores e profissionais de diversas áreas para refletir, vivenciar e dialogar sobre práticas e perspectivas que ampliam o olhar sobre a educação contemporânea.
O evento será presencial e terá como inspiração a perspectiva goetheana de “olhar o mundo com os olhos do espírito”, proposta que convida a observar os fenômenos em sua manifestação viva, sem julgamentos prévios, e a considerar a experiência direta como caminho para a construção do conhecimento. Essa abordagem em diálogo com as demais vertentes fenomenológicas, orientará as atividades do VI Congresso.
—————————–
Sem professor, não há plano: o desafio de colocar a carreira docente no centro do PNE
Educação brasileira nos últimos 30 anos: entre conquistas e tropeços
—————————–
A Faculdade Rudolf Steiner pensa a educação do futuro a partir da valorização do diálogo entre diferentes saberes e do incentivo à construção de práticas pedagógicas que respondam aos desafios éticos, epistemológicos e socioeconômicos do presente.
O VI Congresso é um convite para que pesquisadores, educadores e todos os interessados em educação não apenas contemplem saberes, mas construam juntos caminhos para uma educação plural capaz de emancipar sujeitos e transformar realidades.
VI Congresso Internacional da FTS terá como tema ‘Contemplar saberes: fenomenologia para uma educação transformadora’ (Foto: Shutterstock)
O VI Congresso Internacional da FRS contará com cinco Grupos de Trabalho (GTs) que receberão pesquisas e promoverão debates a partir de diferentes perspectivas fenomenológicas:
O VI Congresso da Faculdade Rudolf Steiner proporcionará uma vivência integradora, na qual teoria e prática, reflexão e arte orientarão o debate acadêmico.
A programação inclui:
As oficinas artísticas são parte fundamental da experiência, fortalecendo a relação entre conhecimento e prática.
As inscrições estão abertas até 24 de outubro de 2025 pela plataforma Sympla. É possível participar como ouvinte ou como pesquisador(a) com apresentação de trabalho.
O valor da inscrição é de R$ 100,00, com 50% de desconto para professores de escolas públicas e da Rede das Organizações Sociais na Pedagogia Waldorf. Em alinhamento com suas políticas afirmativas, a FRS oferece isenção da taxa para participantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, além de docentes e discentes da própria instituição.
Para submissão de trabalhos, o prazo é até 8 de setembro de 2025, e as pesquisas devem estar relacionadas a um dos cinco GTs. A seleção será feita por uma Comissão Avaliadora e as devolutivas serão enviadas em 24 de setembro de 2025.
VI Congresso Internacional da FRS
Tema: “Contemplar saberes: fenomenologia para uma educação transformadora”
Data: 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2025
Local: Rua Irineu Marinho, 124 – Santo Amaro / São Paulo (SP)
Inscrições: até 24/10 – pelo Sympla
Submissão de trabalhos: até dia 08 de setembro, pelo e-mail congresso@frs.edu.br
Mais informações: frs.edu.br
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——