NOTÍCIA

Olhar pedagógico

Autor

Redação revista Educação

Publicado em 01/08/2025

Peça infantojuvenil que reflete sobre empatia e responsabilidade coletiva estreia nova temporada em SP

‘Os Óculos Mágicos de Charlotte’ fica em cartaz entre os dias 2 e 30 de agosto e se conecta com competências da BNCC, segundo educadora do SOS Educação

Uma menina ganha da fada do dente óculos mágicos que permitem que ela veja o mundo como poderia e deveria ser, com mais gentileza e justiça. Essa é a história de partida da peça infantojuvenil Os óculos mágicos de Charlotte — uma adaptação da série animada de mesmo nome que, por sua vez, surgiu a partir de um livro criado e ilustrado pela escritora Suppa. O espetáculo ganha nova temporada na cidade de São Paulo a partir de 2 de agosto e fica em cartaz até o dia 30, no Teatro Sérgio Cardoso. Haverá algumas sessões gratuitas.

Taís e Roberta Bento, educadoras e fundadoras do SOS Educação, auxiliaram a autora e a produção da peça no processo de adaptação para os palcos, fazendo uma correlação dos temas abordados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Os desafios vivenciados pelos personagens e os caminhos propostos para que sejam superados trazem uma riqueza de temas que se conectam com os direitos de aprendizagem e os campos de experiências propostos pela BNCC”, conta Taís. 

“As 10 competências gerais propostas na BNCC também encontram um vasto campo de exploração ao longo da peça, incluindo responsabilidade, cidadania e repertório cultural. São momentos de muita interação e emoção, que levam crianças e adultos a se envolver com a história, fortalecendo o vínculo entre eles”, complementa a educadora.

—————————–

Leia também

Cultura impacta desempenho escolar, avaliam familiares

Engajamento familiar é estratégia para o sucesso acadêmico de escola nos EUA

—————————–

Segundo Roberta, a peça oferece muitas oportunidades para o desenvolvimento de habilidades. “Em tempos de uma busca constante da escola por oportunidades e estratégias para que as crianças possam desenvolver habilidades como foco, concentração estendida, cooperação, empatia, criatividade e cidadania, Charlotte e sua turma se tornam uma fonte inesgotável de recursos para a escola, a família e as crianças”, analisa.

Os Óculos Mágicos de Charlotte

‘Os óculos mágicos de Charlotte’ fica em cartaz até 30 de agosto em SP (Foto: Fernanda Hernandez)

O espetáculo propõe uma reflexão sobre empatia, convivência e responsabilidade coletiva. “Os óculos mostram o mundo como ele pode ser melhor. Mas para isso acontecer, são as pessoas — inclusive as crianças — que precisam agir. Cuidar da natureza, respeitar as diferenças, ser honesto, gentil. A peça fala sobre isso com leveza e alegria”, resume Suppa, que, além de autora do livro, criou a peça com Miguel Falabella.

Falabella, que também criou as músicas do espetáculo, destaca o papel da arte na formação das crianças. “Quando eu e Suppa criamos a personagem Charlotte, estávamos preocupados com uma educação que agregasse valor à infância no Brasil. A educação dá sentido à vida, e é uma obrigação de nós, que trabalhamos com arte, formar as crianças para o futuro”, diz.

—————————–

Leia também

Passagem da educação infantil para o fundamental pode gerar medo simbólico de crescer

—————————–

De acordo com Roberta Bento, há o desejo de levar a peça para outras regiões do Brasil. “Já existe inclusive previsão para apresentações no Rio de Janeiro e Vale do Paraíba. Em seguida, esperamos conseguir apoio para levar Charlotte e seus amigos para escolas públicas e privadas de todo o país”, afirma. “Um dos canais para organizar a apresentação da peça nas escolas é o SOS Educação, através de nossas redes sociais e contato direto pelos canais de comunicação disponíveis.”

Segundo Roberta, a peça traz reflexões valiosas sobretudo para crianças da educação infantil e do ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano). A peça foi criada pela ilustradora Suppa e Miguel Falabella, idealizada por Filipe Fratino e tem direção e dramaturgismo de Juliana Sanches. No elenco estão Niccole Lara (Charlotte), Adriano Tunes (Pelusso), Ana Lamana (Sylvette), Lakis Farias (Dora), Gui Giannetto (Romano), Paula Tavares (Fada Belle), Allira (Fada Manu) e Nestor Fonseca (Valentão). A direção musical é de Vinicius Loyola e as coreografias são de Tatiana Ribeiro.

Os Óculos Mágicos de Charlotte

Da esq. para dir.: Roberta Bento, Miguel Falabella, Suppa e Taís Bento (Foto: divulgação)

Serviço – Os óculos mágicos de Charlotte

Classificação: livre
Duração: 60 minutos
Local: Teatro Sérgio Cardoso | Sala Paschoal Carlos Magno
Endereço: R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01326-010
Temporada: de 2 a 30 de agosto de 2025
Sábados às 15h e domingos às 11h
Ingressos:  R$40,00 (inteira), R$20,00 (meia-entrada)
Vendas: na bilheteria do teatro ou pela Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/108421/d/328370/s/2243901)
Obs.: dia 9/08 não haverá apresentação. Dias 6, 7, 14 e 30 de agosto, sessões gratuitas com retirada de ingressos 1 hora antes, na bilheteria do teatro
Vendas antecipadas: terça a sábado, das 14h às 19h
Bilheteria: das 14h até o horário da apresentação
Contato bilheteria: (11) 3288-0136
Capacidade: 149 lugares

——

Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

——

Escute nosso podcast

 


Leia Olhar pedagógico

Peça infantojuvenil que reflete sobre empatia e responsabilidade coletiva...

+ Mais Informações

Educação socioemocional na prevenção do uso de álcool e outras drogas

+ Mais Informações

Educação no século 21: entre a revolução científica e o risco de...

+ Mais Informações

Autonomia infantil: como formar crianças seguras e confiantes

+ Mais Informações

Mapa do Site