NOTÍCIA
Com emissão de certificado, entre os conteúdos da formação online estão conceitos de apoio psicossocial e introdução ao bem-estar do adulto/educador
Em parceria com o Laboratório de Abordagens Ecológicas para Aprendizagem Socioemocional (EASEL Lab) da Universidade de Harvard, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) lança o curso Estratégias socioemocionais para as infâncias. O primeiro módulo, com duração de duas horas, já está disponível tanto na plataforma AVAMEC como no portal da Fundação Itaú, também parceira da iniciativa.
Além da introdução aos conceitos de desenvolvimento infantil, bem-estar do adulto/educador, apoio psicossocial (AP) e aprendizagem socioemocional (ASE), o módulo traz a apresentação da metodologia SEL Kernels, já implementada no Brasil em escolas das cidades fluminenses de Paraty e Rio de Janeiro, e em Iranduba, AM, e também na Austrália, Canadá, Chile, Estônia, Líbano, Níger, Nigéria, Serra Leoa, Uganda, Ucrânia e Estados Unidos.
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Emoções e autoconhecimento dentro do currículo
Antes de falar sobre competências socioemocionais precisamos olhar para nós mesmos
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O objetivo do primeiro módulo é sensibilizar educadores e gestores em nível nacional para a importância da aprendizagem socioemocional e gerar adesão para as 20h/aula do curso de aprofundamento dos conteúdos, que começa em janeiro de 2025, também online, gratuito e com emissão de certificado pelo MEC.
Pesquisas mundiais confirmam os benefícios da aprendizagem socioemocional na escola para crianças e adolescentes. Alunos que participam dessas intervenções — desde que, além de focadas na gestão do comportamento, sejam comprometidas com a sustentabilidade cultural e a equidade — experimentam melhorias significativas em suas habilidades, atitudes, relacionamentos com colegas e desempenho acadêmico, impactando positivamente o clima e a segurança escolar.
Os SEL Kernels, que podem ser traduzidos como ‘Grão, uma semente de aprendizagem socioemocional’, é uma metodologia criada pela diretora do EASEL Lab, Stephanie Jones, composta de atividades e rotinas simples projetadas para promover o desenvolvimento socioemocional de crianças no ambiente escolar, a partir da prática diária do professor. A abordagem acessível permite que os Kernels sejam adaptados em diferentes contextos educacionais em países ao redor do mundo.
Segundo Ana Luiza Colagrossi, coordenadora da equipe de implementação dos SEL Kernels no Brasil e coautora do curso para o MEC, além dos professores e gestores de escolas, as aulas têm como alvo as equipes de apoio psicossocial dos serviços públicos de saúde e das secretarias de promoção social, “que precisam bastante de estratégias de autoconhecimento e de inteligência emocional para o seu dia a dia, por exemplo, nas visitas domiciliares dos agentes de saúde” explica Ana Luiza, que é a doutora em ciências com ênfase em desenvolvimento infantil e aprendizagem socioemocional.
Curso Estratégias socioemocionais para as infâncias
Primeiro módulo disponível em: avamec.mec.gov.br ou fundacaoitau.org.br
Gratuito e com emissão de certificado
Conteúdo programático:
– Introdução ao desenvolvimento infantil;
– Introdução aos conceitos de apoio psicossocial (AP) e aprendizagem socioemocional (ASE);
– Introdução ao bem-estar do adulto/educador;
– Apresentação dos SEL Kernels/Caroços Socioemocionais (nome dos Kernels em Iranduba, AM)
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