Mestre em letras e consultora de gestão de projetos educacionais para redes públicas e privadas de ensino
Publicado em 25/11/2024
Projeto Mola nas Escolas, da E.E Antônio Carlos com UFJF, constrói futuro sólido para estudantes do ensino médio
Nos corredores da Escola Estadual Antônio Carlos, em Juiz de Fora, MG, um novo universo de possibilidades foi revelado para os alunos do ensino médio. Por conta do projeto Mola nas Escolas, uma parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a escola pública, jovens talentos estão sendo atraídos para as áreas de engenharia civil e arquitetura.
Trata-se de um programa inovador que, além de reforçar conteúdos de disciplinas como física, matemática e geometria, apresenta essas áreas como possíveis carreiras promissoras, as tornando tangíveis e acessíveis para estudantes que, muitas vezes, sequer imaginavam que essas poderiam ser opções para seu futuro.
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O programa, conduzido pelo grupo PET Civil da UFJF, convida os alunos da escola pública a interagir com os Kits Estruturais Mola — uma tecnologia de ensino modular que transforma conceitos abstratos da engenharia estrutural em experimentos concretos e acessíveis. A Escola Antônio Carlos sediou o 1º Concurso Mola nas Escolas, uma competição em que 12 equipes de alunos do ensino médio foram desafiadas a construir estruturas que suportassem cargas e impactos. Durante três dias, esses jovens exploraram habilidades essenciais, como a leitura de plantas e a criação de modelos, ao lado de universitários que atuaram como mentores.
Esse tipo de experiência vai além da formação técnica. Ao trazer carreiras como arquitetura e engenharia para o cotidiano escolar, o Mola nas Escolas amplia o repertório acadêmico e profissional dos alunos e permite que eles visualizem, de forma prática e intuitiva, possibilidades de carreira até então desconhecidas. Em um contexto em que, para muitos jovens, o futuro é cercado de incertezas e limitações, o programa simboliza a inclusão e a valorização do potencial desses estudantes, ajudando-os a acreditar que podem — e devem — ter lugar em profissões historicamente pouco acessíveis para eles.
Fica aqui uma proposta: que mais gestores e educadores busquem fortalecer parcerias com universidades públicas, reconhecendo-as como centros de inovação e apoio. Projetos como o Mola nas Escolas mostram que é possível transformar a experiência acadêmica e as perspectivas dos alunos da educação básica, ajudando-os a construir, literalmente, um futuro sólido e próspero.
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