NOTÍCIA
Em parceria exclusiva com a revista Educação, Polis Consulting faz levantamento na internet referente à efeméride
Publicado em 18/10/2023
Este ano, o volume de menções na internet sobre o Dia dos Professores foi o menor desde 2019, chegou a pouco mais de 26 mil nos primeiros 15 dias de outubro, contra pouco mais de 43 mil no ano anterior. Já 2021 teve mais de 63 mil menções, 2020 em torno de 47 mil e 2019 se destaca com mais de 65 mil menções. O levantamento foi realizado exclusivamente para a revista Educação pela Polis Consulting utilizando a plataforma Brandwatch, referência em social listening (monitoramento de redes).
Leia também
Apagão docente: jovens se afastam da profissão
“Não há transformação da educação sem ser com e pelos professores”
Os dados analisados são de 1º a 15 de outubro de 2023 — com comparação dos últimos dois anos e em alguns casos também de 2020 e 2019 — em blogs, fóruns, portais de notícias e redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube).
Entre os dados, estão o volume total de menções sobre a comemoração, dados demográficos, perfil e interesse dos autores/usuários, e ainda a intenção e os tipos de presentes que são mencionados nas redes por estudantes e pelos próprios educadores.
Quando se fala em menções por regiões, o Sudeste é o que mais tem usuários envolvidos em conversas sobre o Dia dos Professores nos últimos três anos. Apresentando dados apenas de 2023, em segundo lugar está o Nordeste, seguido do Sul e nas últimas colocações Norte e Centro-Oeste empatados.
Dos trending topics deste ano (assuntos mais comentados no Twitter), ‘Paulo Freire’ está em primeiro lugar, seguido de ‘profissionais da educação’ e ‘feliz dia dos professores pra’, esse último, possivelmente introduz o nome da professora que o usuário quis homenagear.
Os anos de 2020 e 2021 tiveram mais notícias relacionadas ao ensino durante a pandemia de covid-19, mensagens de usuários homenageando professores e lembranças, como para a professora Helley de Abreu Silva Batista que, em 2017, morreu salvando crianças na creche Gente Inocente, em Janaúba, MG.
Por outro lado, 2022, ano eleitoral, as menções estão ligadas às eleições federais, em que as pessoas aproveitaram o momento para ressaltar sobre a valorização dos professores, mencionar candidatos que também são educadores, entre outros assuntos. Os dois turnos das eleições ocorreram em outubro.
Antonieta de Barros, uma das três primeiras mulheres eleitas no Brasil, a única negra eleita em 1934 deputada estadual por Santa Catarina, também está entre as menções nas homenagens ao Dia dos Professores.
Você conhece Antonieta de Barros, a parlamentar negra que criou o Dia dos Professores? Uma das primeiras mulheres negras eleitas no Brasil, sua bandeira política era o poder revolucionário e libertador da educação para todos. +🧶 pic.twitter.com/E4hCxuESnt
— Marivaldo Pereira (@Marivaldo4P) October 15, 2023
O levantamento feito pela Polis Consulting também traçou o perfil desses usuários que comentaram algo sobre a data: 52% são do gênero feminino e os outros 48% representam o gênero masculino. Do total, 66% são educadores(as), 9% executivos(as), 8% artistas e 5% cientistas e pesquisadores. Além disso, músicas, esportes, negócios e arte são, respectivamente, os principais tópicos de interesses desses usuários.
O levantamento buscou identificar quais as intenções de presentes que estudantes têm em mente ou que os próprios educadores gostariam de receber. Em 2021, canecas e chocolates foram destaque, enquanto em 2022 os chocolates foram o centro das atenções. Este ano não foi diferente, pois com 46%, os chocolates aparecem como uma das intenções de presentes mais mencionados nas redes.
Ganhei chocolate hoje por causa do dia dos professores!! Achei mega fofo
— Mandy 🦝🦥 | Eu Nunca Fui Embora🩵05.04💙 (@Mandyoffx) October 16, 2023
Conectados às telas e desconexos de si