Notícias

Autor

Revista Educação

Publicado em 27/05/2026

CPP concede o prêmio ‘Professor do Ano 2025’

‘Penso, Logo Escrevo’, projeto vencedor, é um método de ensino estruturado em cinco etapas e que conta com processo colaborativo entre os estudantes

O professor Wagner Garcia Siqueira, que leciona língua portuguesa há mais de trinta anos na rede estadual paulista, venceu o prêmio Professor do Ano 2025,  concedido pelo Centro do Professorado Paulista (CPP). A iniciativa reconhece práticas educacionais que geram impacto real nas salas de aula.

O método do professor, chamado ‘Penso, logo escrevo’,  também foi reconhecido como uma das 100 inovações educacionais mais impactantes e escaláveis do mundo pela HundrED, organização global com origem na Finlândia, sem fins lucrativos, que identifica e divulga práticas educacionais com potencial transformador. Foram cerca de 800 práticas inscritas na seletiva da organização. O projeto do professor paulista estará na edição de 2026 do catálogo da organização.

A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu dia 23 de maio, no Teatro Áureo Cruz, da Sede Central. Cerca de 80 professores do Estado de São Paulo se inscreveram para concorrer ao título e tiveram suas práticas pedagógicas analisadas por comissão especialmente designada pelo CPP.

 

Professor do ano

“Todo professor tem um talento”, afirma Wagner Garcia Siqueira, vencedor do prêmio ‘Professor do Ano’ (Foto: Governo SP)

Estiveram presentes na entrega do prêmio o presidente da entidade, professor Silvio dos Santos Martins, o diretor-geral do CPP, Alessandro Soares, familiares e alunos do vencedor,  além do Irmão Antônio Carlos, representando a Obra Social Dom Bosco Itaquera; a educadora Madza Ednir, primeira assessora e apoiadora do projeto; a supervisora de ensino Alice Venchiarutti, da Unidade Regional de Ensino Leste 3, e Cristiane Dionizio, Diretora da EE PEI Fadlo Haidar.

 

Processo colaborativo

‘Penso, Logo Escrevo’, projeto vencedor, é um método de ensino da escrita por meio de um processo colaborativo com os estudantes, criado há 21 anos por Wagner. Mestre em linguística aplicada e estudos da linguagem pela PUC-SP (2009), com graduação e licenciatura em letras-português na USP, o professor criou  seu projeto ao perceber o medo que os alunos tinham da produção textual, especialmente das avaliadas. 

Wagner optou, então, por um processo colaborativo, que abrange  cinco etapas: sugestão de temas feita por grupos de alunos; votação geral da turma; produção textual individual; correção individual feita pelo docente e, por fim,  leituras públicas, na sala de aula e depois em um evento anual para toda a comunidade escolar.

“Todo professor tem um talento. Não tenha medo de mostrá-lo em suas aulas e em sua escola. Acredite no poder das parcerias e da mudança!”, aconselha o professor premiado.  

Com informações do site do Centro do Professorado Paulista

 

Revista Educação: referência há mais de 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica


Leia Notícias

Professor do ano

CPP concede o prêmio ‘Professor do Ano 2025’

+ Mais Informações
paulo freire reproduão (2)

EJA é destaque em podcast freiriano

+ Mais Informações
sesi 5

Pilares da educação transformadora

+ Mais Informações
Sesi 4

Educação 5.0 e o ensino para além da tecnologia

+ Mais Informações

Mapa do Site