NOTÍCIA
Ministros da Educação de toda a América Latina iniciaram no domingo, 18 de janeiro, uma intensa agenda de formação, articulação e inspiração, com o objetivo de fortalecer a gestão dos sistemas educacionais de seus governos
Vinte ministros da América Latina chegaram ao Reino Unido para participar do quarto encontro anual da Comunidade Araucaria, uma rede de ministros e secretários de Educação coordenada pela Fundação Varkey em parceria com outras organizações aliadas. A experiência representa uma oportunidade única de encurtar tempos e distâncias, otimizar recursos e aprofundar os desafios educacionais compartilhados na região.
Os ministros são provenientes da Argentina, Brasil, Colômbia e México. A agenda, desenhada exclusivamente para ministros, acontece pela primeira vez em duas cidades — Cambridge e Londres — e é voltada ao desenvolvimento de competências de liderança. Após um jantar de boas-vindas com a participação de Charles Clarke, ex-secretário de Educação do Reino Unido, teve início um dia de imersão na Universidade de Cambridge, com diversos workshops de formação conduzidos por especialistas em liderança.

Ministros participaram de workshops (foto: divulgação)
Jane Mann, diretora geral de Partnership for Education da Cambridge University Press & Assessment, deu as boas-vindas à delegação e afirmou: “É possível ter as melhores ideias e as melhores políticas públicas, mas, no final, se não soubermos liderar, nada acontece na realidade, nada muda. Por isso é tão importante colocar o foco nisso e estar aqui. É uma honra recebê-los.” Os ministros participaram de workshops conduzidos pelas especialistas Lauren Harris, Melise Camargo e Elizabeth George. À tarde, a delegação seguiu para a Judge Business School — a escola de negócios da Universidade de Cambridge —, onde participou de um estudo de caso sobre reforma educacional e de uma sessão de mentoria com María Brown Pérez, ex-ministra da Educação do Equador (2021–2023), sobre como articular liderança, ética e evidência na gestão educacional.
Na terça-feira, os ministros se deslocaram para Londres, onde participaram de reuniões de alto nível político, incluindo um encontro com a Ministra Nacional de Habilidades do Reino Unido, Jaqui Smith, e com o Subsecretário Parlamentar de Estado do Ministério das Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento, Chris Elmore. Também participaram de um encontro privado na sede da BBC e de uma sessão sobre lições de liderança com Andrew St. George, professor universitário da Escola de Negócios do Reino Unido.
No terceiro e último dia da agenda, os ministros tiveram a oportunidade de visitar escolas — incluindo as reconhecidas escolas públicas autônomas “Academies” — e a Swiss Cottage School, onde atualmente atua a vencedora do Global Teacher Prize 2018, Andria Zafirakou. Antes do encerramento, os participantes mantiveram uma conversa com Nicky Morgan, ex Secretária de Educação do Reino Unido, na Câmara dos Lordes do Parlamento. A agenda foi concluída com um encontro privado de encerramento e definição dos próximos passos da comunidade.
“Ministros e secretários de Educação lideram processos profundamente complexos, nos quais cada decisão tem consequências de longo prazo e impacta milhões de estudantes. A Comunidade Araucaria é um espaço de confiança entre pares, criado para aprender, compartilhar desafios e boas práticas e construir juntos melhores respostas para a educação da região”, afirmou Agustín Porres, diretor regional da Fundação Varkey.
Este encontro conta com parceiros estratégicos: Fundação Coppel, o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), Fundação Azteca, ODILO, a Universidade Internacional de La Rioja (UNIR), Canva, Dandelion, Fundação Lemann, Cambridge University Press & Assessment e o Conselho Federal de Investimentos (CFI).
O lançamento e o primeiro encontro anual da Comunidade Araucaria aconteceram em Washington DC, em janeiro de 2023. Com quatro anos de trajetória (veja o vídeo), a comunidade volta a se reunir esta semana.
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica