O Centro de Formação da Vila anuncia sua Programação de Verão 2026, com 10 cursos presenciais e online voltados a educadores da educação infantil ao ensino médio, gestores e coordenadores pedagógicos que desejam aprofundar práticas e dialogar com desafios contemporâneos da escola.
A nova edição foi construída a partir de temas que atravessam o cotidiano escolar e aparecem como eixo nos títulos das formações, como brincadeiras, curiosidade, criatividade, ancestralidade, inclusão, bem-estar, mediação e decolonialidade.
Ao todo, serão oferecidos cinco cursos presenciais, nos dias 19 e 20 de janeiro de 2026, na Vila das Juventudes, e cinco cursos online síncronos, a partir de 21 de janeiro, com participação de educadoras e lideranças pedagógicas responsáveis por projetos de referência em diferentes regiões do país.
Conheça os cursos oferecidos:
Cursos presenciais (19 e 20 de janeiro)
- Arquitetura do brincar: conexões entre espaços e imaginação na educação infantil – Estratégias para cocriar ambientes educativos lúdicos e investigativos em diálogo com a imaginação infantil. Formadoras: Dayane Monteiro e Adriana Klisys.
- Ambiente alfabetizador: contexto vivo de leitura e escrita – Reflexões sobre portadores de texto e organização do ambiente para promover leituras e escritas significativas. Formadora: Elis Maria Sanchez.
- Literatura e princípios civilizacionais afro–brasileiros: reflexões e práticas – Aproxima literatura e princípios civilizatórios afro-brasileiros para práticas antirracistas na escola. Formadora: Fabiana Carneiro da Silva.
- Lugar vivido, território e pertencimento: o estudo do meio numa perspectiva decolonial – Propõe o estudo do meio como experiência crítica e sensível de aprendizagem em contextos reais. Formadora: Lisângela Kati do Nascimento.
- Aprender Ciências: da curiosidade à construção do saber – Centrado no ensino investigativo em Ciências, articulando curiosidade e conceitos fundamentais. Formadora: Celina Martins.
—————————–
Leia também
O impacto da IA nas profissões
Ensinar é participar do processo de neuroplasticidade do outro, afirma Adriana Fóz
—————————–
Cursos online (a partir de 21 de janeiro)
- Currículos Antirracistas: reconstruindo práticas e saberes na escola – Ferramentas para planejar práticas pedagógicas antirracistas no currículo escolar. Formadora: Haianna Lima.
- Didática Inclusiva — DUA e Medidas de Apoio – Aprofunda o Desenho Universal para a Aprendizagem e medidas de apoio para o fortalecimento das práticas inclusivas. Formadoras: Marilia Dias, Rejane Maia e Flavia Papa.
- Ensino de ortografia: conhecimento linguístico e prática reflexiva – Explora estratégias didáticas para ensinar ortografia de forma sistemática e contextualizada. Formadora: Aleksandra Franco.
- Mediação de leitura: construção de conhecimento literário e formação do hábito leitor – Aborda mediação literária para fortalecer competências leitoras e comunidades de leitores. Formadora: Aline Evangelista Martins.
- Educação e Inteligência Artificial: ética, bem-estar e cidadania digital – Análise de práticas que envolvem uso crítico e ético da IA na educação. Formadora: Helena Andrade Mendonça.
Para mais informações sobre cursos e inscrições, acesse: https://www.cfvila.com.br/programacao-de-verao

Foto: Shutterstock
Serviço
Programação de Verão 2026 – Centro de Formação da Vila
Presencial: 19 e 20 de janeiro de 2026.
Horário: das 08h às 16h.
Local: Vila das Juventudes – Rua Raul Saddi, 15 – CEP 05503-010 – São Paulo (SP).
Inscrições e investimento: disponíveis no site.
Online (síncrono): a partir de 21 de janeiro de 2026 Datas/horários: variam conforme o curso (consulte o site).
Inscrições e investimento: disponíveis no site.
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——
Escute nosso podcast