NOTÍCIA
Um dos mais importantes prêmios de literatura infantojuvenil do país recebe originais inéditos até 14 de fevereiro; vencedor ganhará 40 mil reais e publicação pela coleção Barco a Vapor
O 22º Prêmio Barco a Vapor está com inscrições abertas gratuitamente até 14 de fevereiro de 2026. Nesta edição, o vencedor receberá 40 mil reais, a título de adiantamento de direitos autorais, além da publicação da obra na tradicional coleção Barco a Vapor, referência nas escolas, livrarias e bibliotecas de todo o país.
Uma das mais respeitadas premiações da literatura infantojuvenil brasileira, o Prêmio Barco a Vapor, iniciativa da Fundação SM com a SM Educação, segue aberto a textos inéditos em língua portuguesa, escritos por autores maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade, desde que residentes no Brasil.
—————————–
—————————–
São aceitos originais não publicados em nenhum meio (impresso ou eletrônico), nas categorias conto, novela ou romance, com tema livre, destinados ao público infantojuvenil.
Concebido pela Fundação SM Espanha em 1978, no Brasil existe há mais de 20 anos, premiando obras literárias de ficção nos gêneros romance e novela para o público infantil e juvenil.
Para garantir a imparcialidade do concurso, cada autor pode inscrever até dois originais, utilizando um pseudônimo. O ganhador da edição anterior permanece impedido de participar, assim como colaboradores das entidades organizadoras e empresas do Grupo SM.
Além da premiação em dinheiro e da publicação impressa, o concurso garante ao vencedor visibilidade no setor literário e educacional e potencial alcance internacional, por fazer parte de um projeto consolidado em diversos países.
O resultado da escolha do escritor vencedor será divulgado na primeira quinzena de julho de 2026, no perfil oficial da SM Educação no Instagram: https://www.instagram.com/smeducacao/.
Para dúvidas sobre o processo de inscrição, os interessados podem consultar o regulamento ou entrar em contato nos canais oficiais da SM Educação
Clique aqui para se inscrever.
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——